Jornal de Notícias

Há livros para todos nos parques e praças de Valongo

Município criou uma rede de biblioteca­s verdes que disponibil­izam obras literárias gratuitame­nte. As biotecas podem ser encontrada­s em vários espaços públicos das cinco freguesias do concelho

- Ana Correia Costa urbano@jn.pt

Construída­s em madeira, em forma de casinha ou de um pequeno armário, podem passar despercebi­das, devido às dimensões reduzidas, no meio dos espaços públicos de Valongo em que estão inseridas. Mas cada uma encerra pequenos tesouros, estando recheada de livros que podem ser lidos por toda a população.

Batizadas biotecas – biblioteca­s verdes, estas estruturas encontram-se instaladas em espaços públicos das cinco freguesias do concelho, compondo uma rede criada pela Biblioteca Municipal de Valongo, no âmbito do projeto “Citizen Engagement for BiodiverCi­ties” da Public Libraries 2030.

Frequentad­or assíduo do Largo do Centenário, no centro de Valongo, José Ferreira aplaude a iniciativa. “Acho benéfico, e devia estar em todo o lado”, aponta o morador, que ali costuma “passar três vezes por dia”. “Vejo muitas pessoas a mexer aí, sobretudo crianças, com os pais”, testemunha o valonguens­e. “Isto acaba por ser uma mais-valia, porque basta uma pequena leitura para mudar a nossa vida”, assegura, enquanto promete contribuir com livros para a bioteca.

De passagem, outra moradora de Valongo acabaria por deter-se por breves momentos diante da biblioteca verde do Largo do Centenário, mas apenas para ler a informação sobre as espécies vegetais que foram colocadas no topo de cada uma das estruturas e que “ajudam à polinizaçã­o das plantas através de abelhas e outros insetos”, como explica a Câmara de Valongo. “A nossa biblioteca está no fim do mundo, e deve ter sido por isso que puseram esta aqui”, presume a mulher, que não quis identifica­r-se.

AUMENTAR A LITERACIA

Sob o mote “leve um livro e deixe outro”, as biotecas são de utilização gratuita e podem ainda ser encontrada­s em Lagueirões e no Bairro do Calvário, também na freguesia de Valongo, em Ermesinde (Vila Beatriz, Parque Urbano de Ermesinde, Parque Lúdico do Juncal e Parque de Lazer do Leça), em Campo (na Junta de Freguesia e no Aqueduto dos Arcos), em Alfena (Parque Vale do Leça e Parque de S. Lázaro) e em Sobrado (no Largo do Passal e Parque da Lomba). O objetivo “é promover o acesso ao livro e à leitura e aumentar a literacia da população em geral”, sublinha o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro.

 ?? ?? José Ferreira, um frequentad­or assíduo do Largo do Centenário, nota o interesse das pessoas nos livros
José Ferreira, um frequentad­or assíduo do Largo do Centenário, nota o interesse das pessoas nos livros
 ?? ?? Os mais novos também procuram obras nas Biotecas
Os mais novos também procuram obras nas Biotecas
 ?? ?? “Leve um livro e deixe outro” é o lema do programa
“Leve um livro e deixe outro” é o lema do programa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal