Jornal de Notícias

Motard mais velho em Vizela anda em duas rodas há quase 70 anos

Milhares marcam presença na concentraç­ão que termina hoje com a peregrinaç­ão ao São Bento das Peras

- Rui Dias locais@jn.pt

DEVOÇÃO Carlos Machado, de 84 anos, e José Ferreira, de 73, podiam ser pais da maior parte dos motards que este fim de semana estão reunidos em Vizela, por ocasião da 13.a concentraç­ão organizada pelo Moto Clube local, que atraiu milhares de convivas. A idade, contudo, não os impede de continuare­m a viver a paixão pelas motas.

Os dois veteranos chegaram antes da confusão, durante a tarde do primeiro dia (sexta-feira). As barracas da cerveja ainda estavam a ser montadas e o porco no espeto estava a ser preparado. Sentados num banco de jardim, do Parque das Termas, podiam ser uns “avozinhos” reformados a queimar as horas. Mas a indumentár­ia não deixava dúvidas. Casacos de motard forrados de emblemas, calças de cabedal e botas, tudo preto, não permitiam dúvidas sobre qual a tribo a que pertencem. “Somos de Riba de Ave, é perto. Mas já fomos a outras concentraç­ões mais longe”, assegura José.

As motas vão chegando, Harley, Triumph, Honda, com cilindrada­s e potências de envergonha­r um pequeno carro familiar. Foi para isto que Carlos e José foram a Vizela. “Ver as máquinas e conviver com o pessoal”, assinalam.

Carlos anda sobre duas rodas desde os 15 anos e diz que “o erro é parar, porque depois ganha-se receio”. José teve a primeira aos 18 anos, ainda antes de ir para o Ultramar, como paraquedis­ta, entre 1970 e 1973. “Mesmo quando estive em Angola, tinha mota”, volta a confirmar, mostrando uma fotografia da sua “máquina” naquela época, guardada no telefone, junto das habituais imagens de guerra a preto e branco.

CONCERTOS E STRIPTEASE

A 13.a concentraç­ão do Moto Clube de Vizela teve ontem e sexta-feira momentos altos, como os dois shows de “freestyle” de Paulo Martinho ou o passeio pelo concelho, com muito público na beira da estrada a apreciar o cortejo. E noite dentro, até de madrugada, houve concertos, DJ e os indispensá­veis shows de striptease.

O convívio termina hoje, com a subida em peregrinaç­ão ao São Bento das Peras, onde, depois de celebrada a missa, os motards se despedem de Vizela.

 ?? ?? José Ferreira e Carlos Machado no convívio de Vizela
José Ferreira e Carlos Machado no convívio de Vizela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal