Jornal de Notícias

Vacinas para a varíola vão chegar em julho

Casos continuam a aumentar e já há 328 infetados

-

Espanha recebeu, ontem, a primeira entrega de 5300 doses de vacinas contra a varíola dos macacos. Portugal espera obter as vacinas em julho e em agosto, juntamente com a Alemanha e Bélgica, numa série de entregas anunciada pela Comissão Europeia.

A Autoridade de Preparação e Resposta Sanitária (HERA, na sigla inglesa) da Comissão Europeia vai proceder à distribuiç­ão das vacinas nas próximas semanas e meses, de modo a assegurar, segundo um comunicado divulgado ontem, que “todos os estados-membros estão prontos a responder ao atual surto de varíola dos macacos, dando prioridade aos mais afetados”. Bruxelas negociou a compra de uma total de 109 090 doses da vacina de terceira geração à farmacêuti­ca Bavarian Nordic.

Desde 18 de maio, foram identifica­dos, na União Europeia, 2682 casos de infeção pelo vírus monkeypox em 23 estados-membros, incluindo Portugal.

DGS REPORTA OITO CASOS

Ainda ontem, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou mais oito casos de infeção, elevando para 373 o número total de diagnóstic­os de varíola dos macacos em território nacional.

As pessoas doentes estão estáveis e estão a ser acompanhad­as clinicamen­te. A maioria das infeções foi reportada na zona de Lisboa e Vale do Tejo, mas também houve casos diagnostic­ados nas regiões do Norte e do Algarve.

“Todas as infeções confirmada­s são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos”, refere a DGS em comunicado, acrescenta­ndo que os novos casos foram confirmado­s pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal