Jornal de Notícias

Atletas de Famalicão já têm uma escola à medida

Secundária Camilo Castelo Branco na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento que permite a 39 alunos conciliar educação e desporto

- Alexandra Lopes locais@jn.pt

Os 39 estudantes de Famalicão que são atletas de competição já podem contar com o acompanham­ento da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) da Secundária Camilo Castelo Branco.

A estrutura integra desde ontem a Rede Nacional de UAARE e tem como objetivo “conciliar com sucesso” a atividade escolar e a prática desportiva dos alunos que são chamados às seleções nacionais ou que estejam identifica­dos como de elevado potencial pelas respetivas federações.

O projeto junta os diretores de turma, concelhos de turma e professore­s que vão acompanhar o estudante atleta. Na prática, os professore­s da UAARE definem uma estratégia de apoio e adaptação para que os jovens possam continuar o seu percurso escolar e desportivo. Pode passar, por exemplo, por aulas de apoio em horários e dias que se adaptem à agenda do aluno.

APOIO ÀS 7.30 DE DOMINGO

Mariana Costa, do Grupo Desportivo de Natação de Famalicão e estudante do 11.o ano da Secundária Camilo

Castelo Branco, já conta com a UAARE. Ela e mais 38, a maioria pratica dança clássica e contemporâ­nea e natação. Estudar com o professor para um teste a um domingo, às 7.30 horas, foi algo que já experiment­ou porque as horas de treino e a ausência para provas impõem um horário diferente.

A nadadora está a ter este acompanham­ento porque no ano letivo passado a Secundária começou a desenvolve­r a UAARE como escola externa à rede nacional que só agora integrou. De resto, este apoio foi fundamenta­l para Mariana não desistir da natação. “A exigência começou a ser maior e eu não sabia se conseguia correspond­er, mas entretanto este projeto fez com que continuass­e porque tenho mais apoio”, contou ontem ao JN.

Com a adesão à rede da UAARE há um crédito de horas atribuído aos professore­s, o que segundo Carlos Teixeira, diretor do Agrupament­o de Escolas Camilo Castelo Branco, permite “um apoio mais direto e uma gestão mais flexível”,

Existem no país 19 UAARE mas começam a funcionar no próximo ano letivo mais três, em Loures, Lagos e Mirandela. Vão apoiar 800 alunos atletas.

 ?? ?? Nadadora Mariana Costa teria desistido sem a UAARE
Nadadora Mariana Costa teria desistido sem a UAARE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal