Jornal de Notícias

Cristina Planas Leitão assumirá codireção do TMP

Em janeiro chega novo membro escolhido por concurso internacio­nal

-

TRANSIÇÃO Em janeiro de 2023 um novo codiretor assumirá com Cristina Planas Leitão a direção artística do Teatro Municipal do Porto (TMP). Rui Moreira enfatizou ontem a sua vontade de continuar o projeto iniciado em 2013, mantendo a missão até ao final do mandato (2025). Para tal, e após a saída de Tiago Guedes, que deixa a programaçã­o fechada até junho de 2023, havia duas hipóteses: apostar na equipa existente, que tem “valor e pessoas para isso”, ou “abrir um concurso internacio­nal”.

O autarca optou por um modelo misto. Cristina Planas Leitão, que desempenha funções de assistente de programaçã­o no TMP, DDD e CAMPUS, assumirá a codireção. Para o segundo nome será aberto um concurso internacio­nal. O júri, também internacio­nal, será revelado nos próximos dias. Ainda em julho abre-se o concurso, do qual resultará uma shortlist em setembro. O anúncio acontece em outubro e o escolhido assumirá funções em janeiro de 2023. Rui Moreira espera que “o concurso interesse a muita gente, até porque o Porto está no circuito das artes performati­vas internacio­nal”, explicando que “não faria sentido entrar em rutura” e manifestan­do “a grande confiança que tenho na Cristina para continuar este trabalho”.

Cristina Planas Leitão nasceu no Porto em 1983. A coreógrafa, curadora de artes performati­vas e professora é licenciada em Dança Contemporâ­nea na ArtEZ, em Arnhem, Países Baixos. Nas suas obras trabalha temas ligados aos movimentos sociais e políticos e sua relação com o corpo performati­vo no espaço do teatro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal