Jornal de Notícias

Portugal confirma qualidades com o Europeu à porta

Seleção nacional voltou a deixar boas indicações no teste com a Austrália. Lesão de Jéssica preocupa

- Rui Almeida Santos desporto@jn.pt

1 1

FUTEBOL FEMININO Na véspera do teste com a Austrália, o último antes do Euro 2022, Francisco Neto, selecionad­or nacional, tinha admitido que, mais do que o resultado, interessav­a-lhe perceber a resposta da equipa diante de um adversário com outro peso no panorama internacio­nal. Se o 1-1 não satisfaz totalmente, o técnico terá ficado bem agradado com a exibição, sobretudo na primeira parte, podendo lamentar-se da falta de acerto no momento da finalizaçã­o e da lesão de Jéssica Silva.

Mesmo sem algumas das principais figuras, como a atacante do Chelsea Sam Kerr à cabeça, a seleção australian­a impunha outro respeito que a Grécia, que Portugal tinha batido por 4-0 e 1-0 nos dois últimos jogos de preparação, mas o rumo que a partida tomou foi em tudo idêntico aos duelos com a seleção helénica.

Bem organizada e intensa na reação à perda da bola, a equipa portuguesa asfixiou o adversário no primeiro tempo, só que a finalizaçã­o não acompanhav­a as boas ideias lusas. No único assombro ofensivo da Austrália em toda a etapa ini

cial, Emily van Egmond, solta na área, rematou por cima. Nada que tenha assustado de sobremanei­ra Portugal, que se ia deixando levar pelo talento de Kika Nazareth e podia ter marcado, em cima do intervalo, por Tatiana Pinto.

A segunda parte trouxe consigo as principais adversidad­es para a seleção nacional na fase de preparação para o Europeu, a maior das quais a lesão de Jéssica Silva, uma dor de cabeça inesperada para Francisco Neto em vésperas do arranque da fase final da prova.

Sem o fôlego do primeiro tempo, Portugal viu a Austrália crescer e acabou por sofrer aos 73 minutos, num contra-ataque finalizado por Princess Ibini. Perto do fim, Telma Encarnação, que estava em posição ilegal, empatou e ainda podia ter feito a reviravolt­a.

PORTUGAL Inês Pereira, Catarina Amado, Carole Costa, Diana Gomes (Sílvia Rebelo, 64), Joana Marchão, Dolores Silva (Fátima Pinto, 82), Andreia Norton (Carolina Mendes, 82), Kika Nazareth (Telma Encarnação, 64), Tatiana Pinto, Jéssica Silva (Andreia Jacinto, 54) e Diana Silva Treinador Francisco Neto

AUSTRÁLIA Lydia Williams, Polkinghor­ne, Nevin, Charlotte Grant, Wheeler, Tameka Yallop Butt, Emily, Katrina Gorry, Emily Gielnik, Siemsen (Princess Ibini, int) e Larissa Crummer (Amy Sayer, 84) Treinador Tony Gustavsson

LOCAL Estádio Coimbra da Mota, no Estoril ÁRBITRO Victoria Beyer (França)

AO INTERVALO 0-0

GOLOS Princess Ibini (73) e Telma Encarnação (86)

AMARELOS Nevin (43), Kika Nazareth (61), Charlotte Grant (65) e Telma Encarnação (68)

 ?? ?? Jéssica Silva saiu lesionada no início da segunda parte
Jéssica Silva saiu lesionada no início da segunda parte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal