Jornal de Notícias

Montenegro não sabia de nada, Rio questiona PS

Autarcas não querem aeroporto no Montijo. Partidos criticaram a solução apresentad­a

- Enzo Santos enzo.santos@jn.pt

OPOSIÇÃO O futuro líder do PSD, Luís Montenegro, “não foi informado de nada” acerca dos planos do Governo para o novo aeroporto no Montijo, disse fonte próxima do social-democrata à Lusa. Já há uns dias Montenegro se tinha pronunciad­o sobre o caso, para registar a “confissão de incompetên­cia” de Costa, depois de o primeiro-ministro ter pedido ao PSD que dissesse qual a sua posição para o novo aeroporto. Já Rui Rio, líder cessante do PSD, manifestou não compreende­r a decisão do Governo perante a oposição dos dois presidente­s de câmara para a construção do aeroporto, e questionou o PS: pretendem mudar a lei ou “passar por cima”. “Não seria bonito” usar a maioria absoluta para mudar a lei sozinho, atirou.

Com passagem de testemunho marcada para domingo, quando questionad­o pelos jornalista­s Rio confessou que, acerca deste assunto, “era mais sensato [da parte do Governo] que não tivesse sido agora, e que se esperasse pelo congresso do PSD”.

Realçando que há dois autarcas que se opõem à construção do aeroporto proposta pelo Governo, Rio recordou que para construir “o Montijo é preciso alterar a lei”, ressalvand­o também que o PSD demonstrou estar disponível para tal. O que não será necessário, porque o Governo vai rever a legislação para eliminar poder de veto das autarquias

no desenvolvi­mento de infraestru­turas de interesse nacional e estratégic­o, segundo despacho publicado ontem em Diário da República. Um possível acordo entre o PS e o PSD chegou a estar em cima da mesa. Nele os sociais-democratas aceitariam rever desde “o zero” o dossier que abrange a lei, mas não se chegou a avançar.

A proposta do PSD, que sempre recusou “alterar a lei para permitir uma solução em concreto”, disse Rio, era realizar uma avaliação ambiental que permitisse esta e outras soluções. No entender do ainda líder do PSD, a atual lei é “exagerada”, mas não seria correto alterá-la para um fim específico.

 ?? ?? Luís Montenegro acusou Costa de “incompetên­cia” no processo
Luís Montenegro acusou Costa de “incompetên­cia” no processo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal