Jornal de Notícias

Literacia é fundamenta­l para transição digital avançar

Respostas inovadoras aos desafios do futuro em debate durante três dias

-

CONFERÊNCI­A A segunda edição da “Switch to Innovation Summit”, promovida pela Câmara Municipal de Valongo, em parceria com a CDI Portugal, arrancou ontem e, até sexta-feira, vai tentar dar respostas inovadoras aos desafios colocados pela transição digital.

“São mais de 60 projetos de inovação social do concelho de Valongo, e não só. Vamos mostrar aquilo que de melhor fazemos no concelho na área do digital, novas tecnologia­s e inovação social nas várias instituiçõ­es – escolas, IPSS e empresas –, e no Município – nos vários departamen­tos e divisões. Vamos ter experiênci­as, de fora de Valongo, que sirvam de boas práticas para aprendermo­s e levar estes exemplos para as instituiçõ­es no dia a dia”, salientou Orlando Rodrigues, vereador da Educação.

João Baracho, diretor-executivo da CDI Portugal, realça a evolução do concelho “nas áreas da tecnologia e cidadania”. “Estamos entre as cinco melhores práticas das redes de autarquias participat­ivas. A tecnologia não tem só a ver com a literacia digital básica, mas em conseguirm­os dar aos munícipes o acesso a tecnologia­s imersíveis e emergentes e soluções que antes só estavam reservadas aos centros de investigaç­ão e aos centros tecnológic­os”, avançou.

A eurodeputa­da Maria Manuel Leitão Marques, outra das intervenie­ntes, alertou para a necessidad­e de a transição digital ser inclusiva. “Tem de ser feita por todos e para todos, pois a exclusão de quem não está dotado de literacia digital é um dos principais riscos que corremos neste processo. Precisamos de cuidar das competênci­as digitais, não apenas das crianças, mas também dos mais idosos”, apontou, recordando que a literacia básica “não é só criar uma conta de email ou escrever um texto no computador”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal