Jornal de Notícias

Instalação artística no Porto desagrada a moradores

Fartos do barulho provocado pela movida, afirmam que projeto na envolvente ao Largo Mompilher atrairá mais gente a uma zona já com forte pressão de animação noturna

- Alfredo Teixeira locais@jn.pt

BAIXA Alguns moradores e comerciant­es da Rua da Picaria, Largo Mompilher, Rua da Conceição e Largo de Alberto Pimentel estão a contestar a instalação artística que a Câmara do Porto está a promover com o objetivo de dinamizar e dar visibilida­de à atividade comercial desta zona da cidade, promovendo a atrativida­de e dinâmicas de consumo. Os residentes dizem que “já basta o barulho provocado pela movida” em cuja revisão participar­am, e que não precisam “de mais gente numa área já bastante massacrada com a vida noturna”.

A iniciativa, intitulada de “The Square”, começa amanhã e decorrerá até 17 de setembro, tratando-se de uma instalação artística criada pelo arquiteto Nuno Pimenta num conceito já semelhante ao realizado em 2019 na Rua de Cedofeita e dois anos depois na Rua de Santa Catarina. “Esta zona já, por si só, atrai muita gente e não é preciso mais promoção. Isto só vai atrair mais frequentad­ores aos estabeleci­mentos durante a noite e gerar mais barulho”, considera Elisabete Neves, residente no largo onde os andaimes foram montados e que serão revestidos “numa instalação semelhante ao que fazia o artista Christo”.

“Isto não tem nada a ver com o regulament­o mas apenas acho que esta é uma ideia infeliz, útil noutras zonas não tão dinamizada­s comercialm­ente, mas não aqui tapando as fachadas e a escadaria que dão caráter e são imagem de marca ao largo”, diz o proprietár­io de um bar naquela área.

ALERTA DA CDU

Este descontent­amento foi levantado na segunda-feira, durante a reunião do executivo camarário, pela vereadora da CDU, que ficou sem qualquer explicação uma vez que o vereador das Atividades Económicas, Ricardo Valente, não esteve presente. Anteontem, Ilda Figueiredo visitou o local e ouviu queixas quer de moradores quer de empresário­s da restauraçã­o. “Esta zona já tem sido muito sacrificad­a devido à movida e os moradores têm direito a mostrar o seu descontent­amento”, diz a vereadora comunista.

Contactada pelo JN, a Autarquia explica, contudo, que “todos os moradores receberam, na sua caixa de correio, um ofício da Câmara do Porto que informava da iniciativa em causa, juntamente com o croqui, dias e horários de montagem, manutençõe­s e desmontage­m da instalação, bem como o contacto para esclarecim­ento de qualquer questão que pudesse surgir”. Da mesma forma foi contextual­izado o comércio da zona, não só através de ofício entregue em mãos, mas também de visitas técnicas aos espaços com esplanada.

Em complement­o, refere a Câmara, “todas as questões relacionad­as com policiamen­to, proteção civil, limpeza e movida foram devidament­e acautelada­s e serão assegurada­s”.

 ?? ?? Estrutura encontra-se no muito movimentad­o Largo Mompilher, na Rua da Picaria, Rua da Conceição e Largo de Alberto Pimentel
Estrutura encontra-se no muito movimentad­o Largo Mompilher, na Rua da Picaria, Rua da Conceição e Largo de Alberto Pimentel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal