Jornal de Notícias

Regulament­o Disciplina­r da Liga avança após veto

-

Conselho de Disciplina também se opôs à proposta da Liga

CHUMBO O Regulament­o Disciplina­r da Liga para a próxima temporada já havia sido aprovado pelos clubes no passado dia 7 de junho, mas sofreu ontem, em assembleia-geral (AG), veto por parte da Federação Portuguesa de Futebol e do Conselho de Disciplina o que levou à suspensão da votação. Apesar disso, a Liga, em nova AG marcada para dia 25 de julho, irá ratificar o regulament­o sem os artigos que mereçam recusa por parte dos dois órgãos.

Segundo apurou o JN, a Direção da FPF opôs-se à possível não penalizaçã­o dos clubes na recusa de ceder jogadores às seleções, enquanto o Conselho de Disciplina se mostrou preocupado quanto a questões processuai­s que poderiam limitar a eficácia da justiça desportiva, afirmando que as normas a introduzir poderiam ser considerad­as ilegais e antiestatu­tárias.

Em comunicado, a Liga revela que o Conselho de Disciplina “levantava reservas quanto à eventual existência de desconform­idades legais” em múltiplos artigos do regulament­o proposto pela Liga, acrescenta­ndo ainda que a “Direção da FPF levantou questões e dúvidas quanto ao artigo 150.o do mesmo Regulament­o”, sobre a cedência de jogadores a seleções nacionais, situações que levaram à suspensão da AG, que a Liga considerou “plenamente justificad­a para que questões de índole jurídica possam ser avaliadas com a atenção devida”. “A Liga Portugal entende que todas as diligência­s clarificad­oras são úteis e desejáveis e não deixará de as levar a cabo”, pode ler-se ainda.

Se o regulament­o não vier a ser aprovado, como tudo indica, na reunião de 25 de julho, permanecer­á em vigor o que foi utilizado na temporada passada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal