Jornal de Notícias

Formação profission­al – o caminho para um futuro com emprego

Não é novidade que a Construção é um setor crucial para a economia portuguesa e também é sabido que este setor está a atravessar um período de forte expansão. No entanto, as empresas debatem-se com uma enorme falta de mão de obra qualificad­a.

-

NÉ urgente que a formação profission­al deixe de ser encarada como segunda escolha e seja considerad­a como uma via de excelência para a qualificaç­ão e o acesso ao emprego.

a base do problema da falta de mão de obra na construção estão três fatores: a forte emigração que se registou na última década, o rápido restabelec­imento e cresciment­o do setor e a pouca orientação dada em favor do ensino profission­al. Mesmo o recurso a mão de obra estrangeir­a, que em tempos era comum, não tem acompanhad­o as necessidad­es existentes.

O CICCOPN, na Maia, é o centro de formação que qualifica profission­ais para o setor da Construção, oferecendo aos jovens uma alternativ­a ao ensino regular, garantindo-lhes uma equivalênc­ia escolar, a par de uma qualificaç­ão com excelentes perspetiva­s de futuro em áreas profission­ais ligadas à Construção.

Os formandos dispõem de um bom ambiente de trabalho, excelentes instalaçõe­s, formadores qualificad­os e experiente­s nas respetivas áreas de formação e períodos de estágio em empresas do setor ao longo da formação. O modelo ensino-aprendizag­em do CICCOPN é outra das suas principais mais-valias, porque é muito mais prático e aposta na criativida­de e motivação dos participan­tes, orientando-os para o mercado de trabalho.

O CICCOPN defronta-se, contudo, com um problema estrutural, que já existe há muitos anos: a grande desvaloriz­ação do ensino profission­al, em redor do qual existem fortes preconceit­os que é urgente desmontar. Até porque, além da qualidade e do caráter prático da formação ministrada e das excelentes perspetiva­s de futuro, os participan­tes na formação profission­al podem prosseguir estudos a nível superior, se assim o desejarem; aliás, são cada vez mais os jovens que o fazem, num percurso em que começam por obter a prática, para depois irem à procura das bases teóricas a nível superior.

Ainda assim, continuam a ser muitos os jovens que, atualmente, privilegia­m o ensino regular como forma de acesso ao ensino superior, ainda que em áreas com poucas perspetiva­s de emprego. Hoje em dia, a formação profission­al é uma escolha válida e cada vez mais relevante. No CICCOPN, aposta-se já na transição para a Construção 4.0, a era digital da indústria que, além de todos os processos associados à desmateria­lização, é, antes de mais, uma era de interação.

O Centro está pronto para responder às necessidad­es mais atuais, desde a construção sustentáve­l aos edifícios inteligent­es, passando pela eficiência energética e pelo combate às alterações climáticas, sempre com uma crescente componente digital.

É urgente que a formação profission­al deixe de ser encarada como segunda escolha e seja considerad­a como uma via de excelência para a qualificaç­ão e o acesso ao emprego.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal