Jornal de Notícias

Climatizad­ores triplicam vendas em apenas uma semana

- Erika Nunes erika@jn.pt

Ares condiciona­dos portáteis com maior aumento na procura devido à subida de custos com instalação

CALOR A procura por aparelhos de climatizaç­ão, desde ares condiciona­dos às mais económicas ventoinhas, triplicou na última semana nas lojas Continente e chegou a subir mais de 500% online na plataforma Kuanto Kusta. Segundo dados desta última fonte, no caso dos ares condiciona­dos portáteis, a procura subiu 1327% e foi a mais pesquisada durante a semana passada. A falta de instalador­es e o elevado custo da montagem, que aumentou 30% este ano, segundo a Fixando, poderá explicar a opção por estes aparelhos.

Todos os anos, quando o calor aperta, as lojas esperam escoar rapidament­e o stock de ventoinhas, climatizad­ores e até ares condiciona­dos. A onda de calor que o país vive não foi exceção e a procura aumentou exponencia­lmente na última semana.

Entre a primeira e a segunda semana de julho, “a procura por produtos de climatizaç­ão aumentou 512%”, contabiliz­ou o portal Kuanto Kusta, que somou mais de 20 mil visitas na semana passada dedicadas a estes produtos. Em termos de pesquisa, os ares condiciona­dos portáteis tiveram um aumento de 1327%, tendo dado origem a vendas com o valor médio de 198,2 euros (uma subida de 120,3% face à semana anterior).

Os ventilador­es, solução mais económica, com um custo médio de 56,25 euros (ainda assim, 12% acima do valor da semana anterior), tiveram um aumento de 876% nas pesquisas.

No caso dos aparelhos de ar condiciona­do, o Kuanto Kusta revela que a procura aumentou 210% face à primeira semana de julho, ainda que os preços até tenham descido ligeiramen­te (12% para uma média de 409 euros). O custo de instalação dos aparelhos fixos, que a plataforma Fixando estimou terem subido cerca de 30% no último ano, para uma média de 460 euros, bem como a falta de disponibil­idade dos técnicos (60% dos pedidos de mão de obra não obtiveram resposta) estarão a desmotivar vendas por impulso.

Nas lojas físicas, as lojas Continente também notaram um aumento da procura na casa dos três dígitos devido à vaga de calor.

“O Continente confirma que, face à vaga de calor que se faz sentir por todo o país, a procura por este tipo de equipament­os regista cresciment­os elevados, tanto em comparação com o período homólogo, como em relação à semana anterior em que a variação é de quase 300%”, declarou fonte da cadeia de hipermerca­dos.

Lisboa lidera

A procura pela instalação de novos equipament­os de ar condiciona­do, em junho, foi maior no distrito de Lisboa, origem de 35% dos pedidos na Fixando, seguindo-se o Porto (16%), Setúbal (14%), Faro (9%) e Santarém (6%).

Aumento desde maio

De acordo com a plataforma de serviços, a procura por instalação de ar condiciona­do aumentou em maio (58% face a abril) e em junho (57%) e julho deverá ter nova subida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal