Jornal de Notícias

Escadório de acesso a santuário em obras alvo de vandalismo

Presidente da Junta de Fajões, que apresentou queixa na GNR, fala em prejuízo de cerca de 60 mil euros

- Salomão Rodrigues locais@jn.pt

OLIVEIRA DE AZEMÉIS Uma escadaria de acesso à capela de S. Marcos, em Fajões, Oliveira de Azeméis, que está a ser requalific­ada, foi alvo de vandalismo na noite de anteontem, que causou prejuízos na ordem dos 60 mil euros. De acordo com o presidente da Junta de Freguesia, Óscar Teixeira, tudo indica que se trata de “um ato premeditad­o de vandalismo”.

Na madrugada da passada segunda-feira, desconheci­dos terão amarrado um cabo a uma pedra pesada e puxaram-na com a ajuda de um carro, partindo ou danificand­o os blocos e parte do gradeament­o.

Toda a zona envolvente da capela de S. Marcos está a ser alvo de requalific­ação que resulta de uma candidatur­a a fundos comunitári­os, no valor global de 245 mil euros. “Houve mesmo intenção em causar prejuízos. Vai ser necessário levantar todos os degraus que tinham sido colocados e isso vai atrasar a empreitada”, explicou, ao JN, o autarca.

HAVIA MAIS PEDRAS

Óscar Teixeira diz, ainda, que “se a intenção fosse apenas roubar aquele tipo de pedra, existem outras iguais junto ao parque, não sendo necessário arrastar

SAIBA MAIS Fundos europeus

A capela está a ser alvo de obras financiada­s por fundos europeus. A escadaria e uma área de lazer ficaram parcialmen­te destruídas.

Queixa na GNR

A queixa foi efetuada na GNR de Cesar, que vai agora ter a seu cargo a investigaç­ão deste caso.

qualquer outra desde a parte superior da escadaria” de acesso à capela de S. Marcos.

O presidente da Junta de Fajões lembra que foi já apresentad­a queixa às autoridade­s, sendo que este ato não terá sido presenciad­o por nenhuma testemunha.

“É uma zona um pouco isolada, com as habitações mais próximas a cerca de 500 metros”, adiantou.

Ninguém viu, mas uma moradora de Fajões disse, ao JN, que acredita que só se pode tratar de vandalismo, “e que há até grande possibilid­ade de ressabiame­nto político”.

 ?? ?? Escadaria da capela ficou danificada
Escadaria da capela ficou danificada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal