Jornal de Notícias

Festas Gualterian­as estão de volta em versão alongada

Este ano, música vai sair dos palcos, com bandas itinerante­s a percorrere­m as ruas quase todos os dias

- Rui Dias locais@jn.pt

GUIMARÃES Após dois anos de interrupçã­o devido à pandemia de covid-19, as Festas Gualterian­as estão de volta à cidade de Guimarães, com um programa que se estende de 28 de julho a 8 de agosto. Camané e Expensive Soul são os cabeças de cartaz, numa edição em que se lembra a “extraordin­ária história das Festas de 1947”, quando um incêndio pôs em risco a organizaçã­o.

Assim, a 28 de julho, no Largo de São Francisco, será inaugurada uma exposição fotográfic­a que evoca a memória dos vimaranens­es que, há 75 anos, reconstruí­ram, em poucos dias, a praça de touros que tinha ardido, colocando em causa as festividad­es. Será o tiro de partida para as Festas da Cidade e Gualterian­as 2022. No dia seguinte, o grupo de percussão “Bomboémia” anima as ruas e, nos jardins da Alameda de São Dâmaso, abre portas a Feira de Artesanato, com 38 expositore­s.

A 30 de julho, o jazz de “Animadixie”, anima as ruas. A noite é ocupada pelo

Festival de Folclore do Grupo Recreativo de Tabuadelo, que aproveita para celebrar os seus 25 anos, no Largo do Toural.

BOMBOS EM DESFILE

No dia 5 de agosto, a música na rua é dos “Curinga”. Às 18.30 horas, haverá o tradiciona­l desfile de bombos pelas ruas da cidade. Noite dentro, haverá cantares ao desafio, às 21.30 horas, no coreto do Jardim da Alameda, fado no Largo de Donães, Festival de Folclore no Largo do Toural às 21.30 e Expensive Soul, na Plataforma da Artes, às 22 horas.

DISCURSO DIRETO Domingos Bragança

Mas, além da música e da animação, as festas abarcam outras atividades. Por isso, a Feira de Gado e concurso pecuário, no Campo de S. Mamede, acontece na manhã de dia 6, o mesmo em que a música na rua estará por conta dos “Zabadum”.

O encontro de tocadores de concertina, no Largo do Toural, acontece em simultâneo com a noite de fado no Largo de Donães, a partir das 21.30 horas, enquanto Camané canta “Horas vazias”, às 22 horas, na Plataforma das Artes. A noite termina com fogo de artifício.

No dia 7, os Grupos de Bombos voltam à rua, pela manhã, seguidos das charretes antigas, às 10.30. Este domingo é também o momento para as cerimónias litúrgicas, às 12.30 e para a Majestosa Procissão de São Gualter, às 18 horas. À noite, a música regressa com o despique de bandas, no Largo do Toural e a Noite de Fado, no Largo de Donães, a partir das 21.30 horas.

O número de encerramen­to das festas, a Marcha Gualterian­a, sai para a rua às 22 horas de segunda-feira, dia 8.

Pres. Câmara de Guimarães

“É muito importante que as instituiçõ­es estejam representa­das com quadros vivos. A UMinho tem de estar presente, não pode ser só o carro”

 ?? ?? Folclore tradiciona­l vai animar a noite de 30 de julho
Folclore tradiciona­l vai animar a noite de 30 de julho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal