Jornal de Notícias

Guerreiros mantêm veia goleadora e Banza marca dois

Ricardo Horta alinhou os 90 minutos

- João Faria joao.faria@jn.pt

MINHO O Braga assumiu, à condição, a liderança na Liga, ao vencer no reduto do Famalicão, por 3-0, no jogo que abriu a segunda jornada. Simon Banza – avançado francês que se destacara na época passada nos famalicens­es cedido pelo Lens e que a SAD arsenalist­a contratou no defeso – assinou dois dos três golos da partida, que não festejou, mas foi o protagonis­ta de uma vitória histórica, dado que os guerreiros nunca tinham vencido este duelo em jogos do campeonato.

O triunfo permitiu ao Braga matar um borrego velho de 43 anos, desde o primeiro jogo que disputara em Famalicão para a Liga (1979). O êxito começou a ser construído cedo, curiosamen­te graças a um golo do esquerdino Sequeira com o pé... direito.

Num recinto em que há três meses, no fecho da última Liga, perderam por 3-2, após terem estado a vencer por 2-0, ainda se admitiu a repetição do filme, dado que, tal como então, os bracarense­s fizeram cedo dois golos sem resposta, parecendo embalados para a vitória. Mas se então foi Banza a figura do jogo – dois golos pela equipa local –, agora repetiu a dose, mas pelo Braga, juntando o registo ao tento obtido com o Sporting, num sinal de que é mesmo reforço.

Enquanto não há luz verde para se mudar para o Benfica, Ricardo Horta manteve-se no onze e, aliás, Artur Jorge só trocou o lesionado Víctor Gómez por Fabiano.

Os golos de Sequeira e Banza permitiram ao Braga gerir um avanço significat­ivo no marcador, numa situação distinta do jogo com os leões, em que recuperara por três vezes para somar só um ponto. Mas a reação do

Famalicão, sobretudo na segunda parte, foi positiva. O guardião Matheus esteve em bom plano e só com o bis de Banza, a 11 minutos do fim, a discussão ficou definitiva­mente arrumada.

Destaque ainda no Braga para a estreia do mexicano Diego Lainez. Uma alternativ­a curta (17 minutos), mas com bons pormenores.

FAMALICÃO Luiz Júnior; De La Fuente, Batubinsik­a, Penetra e Rúben Lima; Gustavo Assunção (Pelé, 61), Youssouf Zaydou (Théo Fonseca, 75) e André Simões (Colombatto, 61); Heriberto, Kadile (Gustavo Sá, 80) e Alejandro Millán (Rui Fonte, 75)

Treinador Rui Pedro Silva

BRAGA Matheus; Fabiano (Dinis Pinto, 83), Tormena, Niakaté e Sequeira; André Horta (Castro, 72), Al Musrati, Iuri Medeiros (Diego Lainez, 73) e Ricardo Horta; Banza (Abel Ruiz, 82) e Vitinha (Álvaro Djaló, 61)

Treinador Artur Jorge

LOCAL Estádio Municipal de Famalicão TEMPO Noite amena RELVADO Bom ESPECTADOR­ES Cerca de 4000 ÁRBITRO Luís Godinho (Évora) ASSISTENTE­S Rui Teixeira e João Bessa Silva

VAR Vítor Ferreira (Braga)

AO INTERVALO 0-2 GOLOS Sequeira (13), Banza (18 e 79)

AMARELOS Batubinsik­a (24), Fabiano (45+1), De La Fuente (90+3), Gustavo Sá (90+5)

 ?? ??
 ?? ?? Banza marcou dois golos à antiga equipa, mas, por respeito, não festejou. Já leva três tentos pelo Braga
Banza marcou dois golos à antiga equipa, mas, por respeito, não festejou. Já leva três tentos pelo Braga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal