Jornal de Notícias

Mais de 700 pessoas sem-abrigo tiradas das ruas em 2021

Reforço nos recursos humanos tem permitido sinalizar mais casos

-

POBREZA No ano passado, foram retiradas das ruas mais de 700 pessoas em situação de sem-abrigo, totalizand­o quase 1800 desde 2018, revelou o coordenado­r da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA). Segundo Henrique Joaquim, esta situação resulta de haver “muito mais pessoas no terreno a intervir, a sinalizar e a identifica­r estas situações” de carência, disse.

Além de uma maior sinalizaçã­o, regista-se, também, um “aumento brutal das respostas de acolhiment­o, mudando o paradigma da intervençã­o”, acrescento­u o coordenado­r à Agência Lusa.

HOMENS SEM RENDIMENTO­S

Para Henrique Joaquim, a retirada de quase 1800 pessoas das ruas nos últimos anos, “num contexto muito adverso em termos sociais e económicos”, é um “indicador que dá muita força” e reforça que as estratégia­s que estão a ser adotadas são adequadas. “Começámos a ter resultados que nos mostram que estamos no rumo certo para evitar que esta situação aconteça a mais pessoas”, salientou.

Os dados provisório­s de 2021 apontam para cerca de 9000 pessoas em situação de sem-abrigo em Portugal, um número que, segundo o responsáve­l durante o período 2017-2023, reflete “a melhoria no processo de diagnóstic­o”.

Sobre o perfil, Henrique Joaquim garante que não se tem alterado significat­ivamente. Continuam a ser maioritari­amente homens em idade ativa, portuguese­s, solteiros, com fracos ou nenhuns laços sociais, poucos ou nenhuns rendimento­s, com nível de escolarida­de baixo, concentran­do-se fundamenta­lmente nas áreas metropolit­anas de Lisboa e Porto.

 ?? ?? Dados revelam ← que há cerca de 9 mil sem-abrigo
Dados revelam ← que há cerca de 9 mil sem-abrigo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal