Jornal de Notícias

Ministra está disponível para ir ao Parlamento

Maria do Céu Antunes garante que elucidará eleitos sobre o que disse e sobre trabalho feito

- Glória Lopes sociedade@jn.pt

AGRICULTUR­A A ministra da Agricultur­a, Maria do Céu Antunes, garantiu, ontem, que irá à Assembleia da República “com muito gosto” esclarecer a polémica com a Confederaç­ão dos Agricultor­es de Portugal.

“Não tenho mais nada a acrescenta­r. Aguardo a minha ida ao Parlamento para esclarecer aquilo que disse e aquilo que outros disseram”, explicou a governante em Torre de Moncorvo. Maria do Céu Antunes está convicta de que, na audição parlamenta­r, poderá elucidar “os deputados e os portuguese­s do trabalho que o Governo e, em particular o Ministério da Agricultur­a, está a desenvolve­r para fazer face ao momento difícil em que vivemos”.

A polémica eclodiu na passada quarta-feira quando Maria do Céu Antunes visitou uma unidade de produção de citrinos no Morgado da Torre, em Portimão, onde, instada pelos jornalista­s a comentar as críticas do secretário-geral da Confederaç­ão dos Agricultor­es de Portugal (CAP), acabou por devolver uma pergunta: “É melhor perguntar, por que é que, durante a campanha eleitoral, a própria CAP aconselhou os eleitores a não votar no PS”.

A declaração da ministra deu azo a várias críticas por parte da CAP e dos partidos da Oposição. Em resposta, a CAP afirmou que não vai ceder a “‘bullying’ político”. A Iniciativa Liberal (IL) quer chamar a governante à Assembleia da República e o CDS-PP e o Chega já pediram a sua demissão.

Agricultor­es terão 500 mil euros para os animais

O Ministério da Agricultur­a vai atribuir um pacote de 500 mil euros aos agricultor­es das zonas afetadas pelos incêndios “para ajudar na alimentaçã­o animal”. Numa visita a Torre de Moncorvo, a ministra deu conta de que já está a ser distribuíd­o açúcar para os apiários devido “às dificuldad­es adicionais” relacionad­as com a seca. E anunciou, ainda, o aumento de perto de 60% nos apoios à Churra, uma raça autóctone de ovinos da Terra Quente Transmonta­na, que recebe por cabeça cerca de 15 euros, um valor que passará para 24 euros. “Queremos trazer para cada território política públicas que ajudem a melhorar a qualidade de vida” de quem se dedica à agricultur­a.

 ?? ?? Maria do Céu Antunes irá “com gosto” ao Parlamento
Maria do Céu Antunes irá “com gosto” ao Parlamento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal