Jornal de Notícias

Segredos por explorar na Quinta da Conceição

Fica em Leça da Palmeira um dos tesouros naturais do concelho de Matosinhos, marcado pela água e pelo verde

- Pedro Emanuel Santos urbano@jn.pt

Éum dos ex-líbris naturais da Área Metropolit­ana do Porto e, em particular, do município de Matosinhos. A Quinta da Conceição oferece a quem a visita ar puro, trilhos por onde é possível realizar caminhadas, espaços de silêncio puro em ambiente urbano, uma piscina e um court de ténis. Tudo por entre natureza praticamen­te intocável dominada por carvalhais e eucaliptai­s, e percorrend­o um conjunto de património arquitetón­ico que remete para a história daquele espaço singular, situado mesmo à entrada de Leça da Palmeira.

Outra das atrações é o Museu Centro de Arte de Matosinhos, com mostras permanente­s e que ocupa um imóvel do século XIX.

Chegar à Quinta da Conceição não é complicado para quem circula pela A28 no sentido Matosinhos-Viana do Castelo. Basta sair na indicação que diz Leça da Palmeira e nem um quilómetro depois surge, quase discreto, o enorme portão de entrada que dá acesso ao parque e que deixa espreitar, desde logo, um dos destaques: um enorme e bem trabalhado fontanário em pedra, um dos muitos que abundam num perímetro em harmonia onde a água é elemento natural que se conjuga com o arvoredo e plantação densos, dos quais se destacam, além dos carvalhos e eucaliptos, sobreiros, japoneiras e castanheir­os da Índia ou choupos.

A Quinta da Conceição tem origens antigas. Começou, no século XV, por albergar o Convento de Nossa Senhora da Conceição, de cujos claustros restaram apenas pequenos resquícios entretanto recuperado­s.

No século XIX, a quinta foi cedida a um proprietár­io particular que por ali se estabelece­u com a família. No século XX, a quinta foi vendida à Administra­ção dos Portos do Douro e Leixões (APDL), que em 1956 a cedeu à Câmara Municipal de Matosinhos. Esta procedeu a obras profundas de melhoramen­to na década seguinte, nomeadamen­te através de arranjos desenhados pelo arquiteto Fernando Távora. Outro arquiteto que também deixou marca na Quinta da Conceição foi Siza Vieira. Natural de Matosinhos, Siza foi o responsáve­l por conceber a piscina que ainda hoje é chamariz e que não fica muito longe de uma outra em Leça da Palmeira que celebrizou, a das Marés.

A piscina da Quinta da Conceição continua a ser grande chamariz. Inaugurada em 1965, possui no seu interior um bar lounge e todos os verões é frequentad­a por famílias de várias gerações.

A última grande intervençã­o ocorrida na Quinta da Conceição aconteceu em 2009, quando foram realizados trabalhos de recuperaçã­o e melhoria do parque. A entrada é livre, com exceção das piscinas e dos campos de ténis. O parque pode ser visitado durante todo o ano.

 ?? ??
 ?? ?? Trilhos para caminhar e ambiente de silêncio em meio urbano são
cartões de visita da Quinta da Conceição
Trilhos para caminhar e ambiente de silêncio em meio urbano são cartões de visita da Quinta da Conceição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal