Jornal de Notícias

Fogo descontrol­ado em Aldeia Viçosa

Incêndio no concelho da Guarda teve uma propagação muito rápida, obrigando a retirar povoações e campistas

-

ALERTA O fogo que deflagrou em Mizarela, no concelho da Guarda, estava ontem descontrol­ado devido aos ventos fortes.

“O incêndio está descontrol­ado. Entrou em Aldeia Viçosa e está a caminhar para Mizarela e Vila Cortês [do Mondego]. Os ventos são muito fortes e está muito difícil e complicado, porque o incêndio é numa encosta”, explicou o presidente da Câmara, Sérgio Costa, ao princípio da noite.

Segundo o autarca, teve “uma propagação muito rápida” e, por isso, foram evacuadas a povoação de Soida, assim como a praia fluvial de Aldeia Viçosa”.

“Entretanto, tivemos de retirar também um grupo de 60 pessoas do parque de campismo de Mizarela”, acrescento­u, prometendo manter a vigilância, porque o lar da Aldeia Viçosa não tinha sido evacuado. “A qualquer momento, tudo pode mudar, tendo em conta o vento forte”, ressalvou.

O comandante dos Bombeiros Voluntário­s da Guarda, António Pereira, explicou que o incêndio estava ontem “com duas frentes ativas, uma para o lado de Vila Cortês do Mondego e outra para o lado da Aldeia Viçosa e Pero Soares”. E relatou a queda de um bombeiro, com um possível traumatism­o numa perna.

Segundo o comandante regional do Centro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, António Ribeiro, o fogo começou junto às eólicas de Celorico da Beira. E “é totalmente independen­te do que esteve ativo ao longo da semana” na serra da Estrela.

O fogo na Estrela é o mais extenso desde o de Pedrógão Grande, em 2017, segundo o Instituto da Conservaçã­o da Natureza e das Florestas, podendo ultrapassa­r os 14 mil hectares de floresta. Este incêndio, que está controlado, libertou energia equivalent­e a 25 bombas de Hiroxima (ler pág. 28).

 ?? ?? Incêndio começou em Celorico da Beira, no distrito da Guarda
Incêndio começou em Celorico da Beira, no distrito da Guarda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal