Jornal de Notícias

País de contrastes em 100 fotografia­s

“Saudade/Portugal”, do fotógrafo dos EUA Neal Slavin, abre esta semana na WOW

-

A exposição “Saudade/Portugal”, do fotógrafo norte-americano Neal Slavin, abre gratuitame­nte ao público na próxima sexta-feira, 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia, na galeria do World of Wine (WOW), na zona histórica de Gaia.

Cinquenta imagens a preto e branco do Portugal de 1968, durante a ditadura de Oliveira Salazar, e 50 fotografia­s a cores dos anos 2016-2019 compõem “Saudade/Portugal”.

Na exposição, que ficará patente até 31 de outubro, o visitante “não vai ver fotos de pessoas em guerra, mas vai ver imagens de um povo que vivia em submissão”, explica o autor Neal Slavin. “Não há imagens de militares, mas sim de divisão de classes e de obediência forçada de enorme magnitude”, diz o fotógrafo de 81 anos. Além das 100 fotografia­s, Slavin ainda produziu a longa-metragem documental “Saudade: A love letter to Portugal”. Neal Slavin chegou a Portugal com 27 anos, justamente em 1968, como bolseiro Fulbright para fotografar ruínas arqueológi­cas em Conímbriga. No entanto, Slavin, que é filho de emigrantes judeus oriundos da Rússia, não conseguiu deixar de reparar no “pesadelo extremo da ditadura de Salazar” em que vivia o povo português.

Apesar de fotografar cidadãos ser, na altura, “contra a vontade do Governo, e nalguns casos ilegal”, o autor não resistiu a captar portuguese­s, fosse em Coimbra, no Portugal dos Pequenitos, no Santuário de Fátima, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, ou nos areais da Praia da Nazaré, onde captou as rugas de uma peixeira nazarena que “pareciam um mapa”.

Algumas das fotografia­s de Neal Slavin feitas em 1968 foram adquiridas para a coleção nacional de fotografia da antiga Secretaria de Estado da Cultura, em 1989, por iniciativa de Jorge Calado, o seu primeiro responsáve­l.

Em 2016, quando regressou a Portugal, Slavin revisitou o país para “tirar uma série de fotografia­s para comparar e contrastar com as da primeira visita a Portugal”.

Neal Slavin tem vários trabalhos no cinema: já dirigiu William H. Macy, Laura Dern ou Meat Loaf, e fotografou protagonis­tas da Sétima Arte da música como Steven Spielberg, Harrison Ford, Barbara Streisand ou Phil Collins. “Saudade/Portugal” De: Neal Slavin GALERIA WORLD OF WINE - VILA NOVA DE GAIA

 ?? ?? 50 fotos foram captadas em 1968 e outras 50 em 2016-2019
50 fotos foram captadas em 1968 e outras 50 em 2016-2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal