Jornal de Notícias

O uruguaio que define o espírito do ciclismo

Mauricio Moreira teve uma carreira recheada de altos e baixos, mas soube reerguer-se e superar a covid e uma lesão

- José Pedro Gomes desporto@jn.pt

O reerguer perante as dificuldad­es é uma das principais caracterís­ticas do ciclismo, e Mauricio Moreira define, na perfeição, esse espírito. Ao longo da sua carreira teve de se reinventar para superar quedas do destino, nomeadamen­te o literal trambolhão no contrarrel­ógio de 2021, que o afastou da discussão da Volta.

Humilde, emocional e companheir­o, este sul-americano, que inscreveu pela primeira vez o seu nome no historial de vencedores da prova rainha do ciclismo nacional, fez do espírito de sacrifício o seu principal trunfo nesta corrida, e embora não sendo sempre o melhor, afligido por um problema no joelho que em várias tiradas o limitou, acabou por não falhar no momento em que se exigia concentraç­ão máxima. “Ainda não caí na realidade. Quando acordar deste sonho, é que vou perceber o feito que consegui”, disse o sul-americano no final da corrida, sem conseguir travar as lágrimas que teimosamen­te lhe escorriam pelo rosto.

Numa modalidade em que o principal sucesso é individual, mas impossível de ser alcançado se não for com a força do coletivo, o sentido e emocionado abraço dado no final ao companheir­o Frederico Figueiredo, que acabou por lhe entregar a camisola amarela, foi revelador da mais-valia do grupo da Glassdrive/Q8/Anicolor. “Não estava a disputar o triunfo e o contrarrel­ógio com um colega de equipa. O Frederico é um senhor. Podia ter assegurado a vitória na Volta e não o fez, respeitand­o-me. Não mais vou esquecer”, disse o uruguaio.

Mauricio Moreira sai de Vila Nova de Gaia com o maior sucesso da sua carreira e logo numa Volta a Portugal onde chegou com muitas dúvidas em relação à sua forma, fruto de infeções por covid-19, meses antes, e pela limitação física num joelho. Na edição de 2021, em que até esteve mais forte, tinha perdido para Amaro Antunes (W52/F. C. Porto), mas agora assegurou um triunfo “que pode mudar uma vida”, chamando a atenção de equipas ainda maiores.

 ?? ?? Mauricio Moreira ergue o troféu de vencedor da Volta a Portugal
Mauricio Moreira ergue o troféu de vencedor da Volta a Portugal
 ?? ?? Presidente C. M. V. N. Gaia
Presidente C. M. V. N. Gaia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal