Jornal de Notícias

Ministro manda abrir inquérito a detenção violenta em Lisboa

Vídeo mostra suspeito a ser agredido no chão. Polícia garante que ele tinha tentado atingir agentes com ferros

- Inês Banha ines.banha@jn.pt

O ministro da Administra­ção Interna, José Luís Carneiro, ordenou ontem à Inspeção-Geral da Administra­ção Interna (IGAI) que abra um inquérito sobre a detenção violenta de um homem, no sábado passado, em Lisboa.

A ordem dada à IGAI – o órgão competente para investigar eventuais infrações disciplina­res dos polícias – foi comunicada horas depois de a PSP ter informado de que iria instaurar um inquérito interno para esclarecer os mesmos factos.

Segundo informou também a PSP em comunicado, o detido tinha sido agressivo com os agentes antes de ser intercetad­o e detido.

As reações surgiram após a publicação de um vídeo nas redes sociais, no qual se vê um dos polícias a atingir o suspeito, desarmado e deitado no chão, com um bastão, antes de o colega o imobilizar com um joelho no seu pescoço. Explicando a agressivid­ade dos agentes, a PSP disse que, antes da cena, o homem tentara agredi-los com ferros.

Segundo o Comando Metropolit­ano de Lisboa (Cometlis), o caso aconteceu, pelas 19.40 horas, no Bairro Alto, depois de uma patrulha ser informada, por um transeunte, de “um indivíduo agressivo para com as pessoas que por ali passavam, ameaçando-as e causando-lhes receio”.

Já no local, o homem recusou “identifica­r-se”. “Esgotados os pressupost­os legais para proceder à sua identifica­ção, foi o mesmo informado que iria ser conduzido à esquadra”, conta o Cometlis, acrescenta­ndo que, aí, o suspeito tentou “escapar e impedir a ação policial, utilizando ferros com intenção” de agredir os agentes. “Os polícias recorreram ao uso da força, incluindo através de bastão policial, e já manietado conduziram o suspeito à esquadra, onde foi identifica­do”, confirma então PSP, dizendo que o homem seria libertado pelas 22 horas do mesmo dia. No seu despacho, o ministro José Luís Carneiro “determina ainda à Direção Nacional da PSP que transmita à IGAI todos os elementos do processo que tenha instaurado”.

 ?? ?? Homem no chão foi atingido com bastonadas
Homem no chão foi atingido com bastonadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal