Jornal de Notícias

Corrida aos artigos regionais para usar nas Festas d’Agonia

Camisas, lenços e peças bordadas com motivos tradiciona­is são moda estes dias em Viana do Castelo

- Ana Peixoto Fernandes locais@jn.pt

Conceição Pimenta, proprietár­ia da Casa Sandra – Bordados de Viana, uma das principais lojas de artigos regionais da cidade de Viana do Castelo, teme que, na altura das Festas d’Agonia, que começam amanhã e terminam domingo, já não tenha produto para vender. A corrida às peças para usar durante a romaria por gente da terra e de fora é tradição há já muito tempo, mas este ano, após dois sem festividad­es por causa da pandemia, explodiu. Camisas, lenços e peças bordadas com motivos tradiciona­is são moda por estes dias em Viana, e até o bispo e personalid­ades locais as usam.

“Este ano, temos quase tudo vendido. Tinha um stock maior por causa dos confinamen­tos, e camisas de homem e de mulher, praticamen­te não há. Mesmo das mais caras. Tem sido uma loucura. As festas vão chegar e eu já não tenho artigo”, contou Conceição Pimenta ontem ao JN.

“No sábado, entrou-me aqui um grupo grande de gente do Porto e foi camisas para toda a gente. Alguns até levaram sem olhar à medida. Se vierem trocar, já não há”, sublinha.

Nas camisas bordadas, a azul, branco, vermelho e outras cores menos usuais, os preços oscilam entre os 40 e os 275 euros (linho)”. Os lenços custam “20 (sem franja) e 22 euros (com franja)” e os trajes de lavradeira (ou outros) variam entre “200 e 2500 euros”.

BORDADOS PRÓPRIOS

Outra moda é bordar motivos vianenses nas próprias roupas. “Cada vez mais as pessoas, principalm­ente as de Viana, tem aquele brio e gostam de usar uma camisa, um lenço ou uma peça bordada. Trazem-me blusas e vestidos, daqueles que até usam durante o ano, e pedem para bordar com pormenores de Viana. Este ano, bordei muita coisa”, revelou a lojista.

Conceição Pimenta bordou uma malva para o bispo da diocese, e um vestido para a vereadora da Câmara de Viana, Fabíola Oliveira. “É com orgulho que em Viana usamos isto. Tenho o vestido bordado, lenços e uma camisa. Vim à D. Conceição abastecer-me e tenho apontament­os para todos os eventos”, disse a autarca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal