Jornal de Notícias

No Minho sabe melhor

- Pedro Morgado POR Adepto do Braga

O Minho é uma espécie de Portugal comprimido que reproduz as diversidad­es sociais, económicas, ideológica­s e políticas do país. Embora com traços comuns, aqui a comunidade vive-se cidade a cidade e, muitas vezes, lugar a lugar. Esse bairrismo, tantas vezes salutar e algumas pernicioso, também se sente na peculiarid­ade do apoio aos clubes minhotos. Os clubes no Minho são porta-estandarte­s do sentir coletivo de cada uma das suas comunidade­s. E como é bom partilhar as alegrias e as tristezas do desporto com os nossos vizinhos, com os nossos colegas de trabalho ou, simplesmen­te, com aqueles com que nos cruzamos nas praças, nas ruas ou nas deslocaçõe­s até ao estádio.

É por isso que um jogo entre clubes do Minho é sempre especial. A festa começou com os adeptos bracarense­s a esgotarem em minutos os bilhetes que lhe estavam destinados. Havia em Braga uma ansiedade que não era alheia às dificuldad­es que as deslocaçõe­s a Famalicão nos trouxeram ao longo dos últimos anos. Artur Jorge recordou-nos que a última vitória tinha acontecido em 1967. Era muito tempo sem vencer no terreno vizinho, embora os desencontr­os tenham sido mais que muitos devido à ausência prolongada do Famalicão da Liga principal.

No campo, um agradável desfecho para o Braga. Mais do que um respirar de alívio, a vitória contundent­e sobre o Famalicão insuflou este Braga de esperança. Ainda é certamente cedo, mas as primeiras exibições parecem dissipar as dúvidas que pairavam sobre a capacidade de Artur Jorge. E também para confirmar a vontade que Banza, Al Musrati e companhia têm de desafiar a supremacia bafienta que domina o futebol português.

O apoio dos adeptos bracarense­s ao Gil Vicente e ao Vitória de Guimarães nas suas partidas europeias é um bom prenúncio para uma convivênci­a mais pacífica e saudável.

O jogo de Leiria é uma grave distorção da verdade desportiva. A hegemonia de três é a principal causa da decadência do futebol nacional.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal