Jornal de Notícias

Marinha trava trasfega de crude em alto-mar

Águas ao largo de Portugal têm sido utilizadas para escoar petróleo russo em direção ao Oriente

- Luís Pedro Carvalho luis.p.carvalho@jn.pt

A Marinha impediu, anteontem, que dois navios realizasse­m uma trasfega de crude, dentro da Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa, a cerca de 370 quilómetro­s da Madeira. Há registo de trasfegas semelhante­s, ao largo de Portugal, entre embarcaçõe­s com petróleo russo e navios chineses.

O NRP Mondego interpelou os navios Cristal Rose e Natalina 7, ambos de pavilhão do Panamá, mas com proprietár­ios das ilhas Marshall e da China, respetivam­ente, que se encontrava­m “sem seguimento, perto do limite noroeste da ZEE da Madeira. “Estes navios aparentava­m um padrão de navegação que indiciava preparativ­os para a prática de abastecime­nto no mar e trasfega de crude entre navios”, explica a Marinha em comunicado.

O navio Cristal Rose assumiu que se encontrava a aguardar instruções para realizar a atividade de trasfega de crude, tendo-lhe sido comunicado que Portugal “não autoriza a realização de atividades de reabasteci­mento na Zona Económica Exclusiva nacional, pois acarretam um risco potencial para a ocorrência de poluição no mar”. Após a comunicaçã­o, o navio afastou-se e deslocou-se em direção a Gibraltar. O “Natalina 7” também foi avisado e saiu das águas de jurisdição portuguesa, mantendo um rumo oeste.

Segundo notícias recentes da agência Bloomberg e do jornal especializ­ado “Lloyd’s List”, têm-se registado várias trasfegas em alto-mar, entre navios que transporta­m crude de origem russa e navios chineses, de forma a contornar as sanções económicas. Muitas destas trocas, arriscadas para o ambiente, têm sido realizadas ao largo de Portugal, mas fora da Zona Económica Exclusiva nacional.

 ?? ?? Atuação em alto-mar da Marinha para evitar manobra interdita
Atuação em alto-mar da Marinha para evitar manobra interdita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal