Jornal de Notícias

Bicicletas e trotinetas partilhada­s já rolam em Guimarães

Serviço também chega às freguesias, mas os munícipes queixam-se do preço e da arrumação dos veículos

- Rui Dias locais@jn.pt

Manifestaç­ão contra mina em Boticas e em defesa da água

MOBILIDADE A primeira concession­ária de velocípede­s partilhado­s, a Bird, começou a operar no início deste mês em Guimarães, com 400 veículos. A Bolt, que também obteve luz verde do Município, deve chegar em breve. Após as primeiras semanas, o sistema recolhe elogios, mas também algumas críticas.

A Bird começou a operar, em Guimarães, a 4 de agosto, com 200 bicicletas e outras tantas trotinetas. Os veículos, todos eles elétricos, estão disponívei­s em 70 pontos, distribuíd­os pelo concelho. Tratando-se do município português com mais vilas (nove), a extensão do serviço, logo no arranque, às zonas periférica­s do concelho é vista por muitos como positiva, mas não está livre de polémica.

“As trotinetas começaram a aparecer na vila e eu não sabia de nada, não fui informado antecipada­mente sobre a utilização do espaço público”, queixa-se o presidente da Junta de São Torcato, Alberto Martins. “Nós somos favoráveis a estes novos sistemas de mobilidade suave, mas penso que devíamos ter sido consultado­s, nomeadamen­te sobre os pontos de colocação”, acrescenta. Questionad­as pelos fregueses sobre “o que eram aquelas trotinetas azuis”, as juntas de freguesia das vilas de São Torcato (PSD/CDS) e Caldas da Taipas (PS) publicaram comunicado­s nas redes sociais em que deixam claro que são alheias à colocação dos equipament­os.

EM CIMA DOS PASSEIOS

A arrumação dos veículos de partilha é um dos temas, a par com o preço e o cumpriment­o das regras de trânsito que preocupa os vimaranens­es. “No primeiro dia, foi vê-las em cima de passeios. Onde vão agora andar os peões?”, questiona Helena Machado.

Vítor Silva, comissário da PSP de Guimarães, deixa claro que bicicletas e trotinetas têm de cumprir o código, “nomeadamen­te o uso de capacete e a não utilização de telemóvel durante a condução”. E deixa um aviso: “Brevemente vamos começar a fiscalizar em força”.

“É muito caro. São elétricas e novas, mas em Múrcia é muito mais barato e há lugares obrigatóri­os para devolução”

“Em Faro, uma viagem de 18 minutos custa 3,66 euros, aqui paguei quatro por 15. Mas estas trotinetas são muito melhores”

Protesto simbólico decorreu à porta da empresa Savannah

LÍTIO Populares e ativistas bloquearam ontem a porta do escritório da Savannah, em Boticas, num protesto simbólico contra a empresa e que visou alertar para a escassez de água e o consumo “excessivo” pela mineração. “Fora Savannah das nossas montanhas” foram as palavras de ordem mais repetidas em Boticas, a sede do concelho onde a empresa quer explorar lítio e outros minerais associados.

Junto ao escritório da Savannah os manifestan­tes colocaram sacos de terra para bloquear a porta e um grande cartaz onde se podia ler “Enterro da mineração, não passarão”. Lá dentro, não se encontrava ninguém. “Isto foi uma forma de demonstrar à empresa que, daqui, não passarão. Nós estaremos aqui para impedir que a empresa abra seja que tipo de mina for”, afirmou o presidente da associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso, Nelson Gomes.

PROBLEMAS DE ÁGUA

“Não é com minas que vamos resolver o problema do Interior e este é um bom ano – porque estamos em seca extrema – para alertar para a falta de água e que a extração mineira só vai piorar”, frisou. “Se já não temos água suficiente para alimentar os animais e as pessoas que vivem lá, como é que vamos ter água para sustentar uma mina que consome mais água que o próprio concelho durante o ano inteiro?”, questionou.

O autarca de Boticas, Fernando Queiroga, confirmou as dificuldad­es de abastecime­nto de água em Covas de Barroso, onde, pela primeira vez, está a ser necessário proceder a reabasteci­mentos dos depósitos.

 ?? ?? Sistema começou a funcionar na Cidade Berço no início deste mês
Sistema começou a funcionar na Cidade Berço no início deste mês
 ?? ?? André Dias Estudante/Faro
André Dias Estudante/Faro
 ?? ?? Juan Pablo Tursita/Múrcia
Juan Pablo Tursita/Múrcia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal