Jornal de Notícias

“Não é com mais impostos que se dinamiza o turismo”

IL contra a introdução de nova taxa turística

-

PÓVOA DE VARZIM Depois do PS, é agora a vez de a Iniciativa Liberal (IL) criticar a introdução de uma taxa turística na Póvoa de Varzim. “Não é com mais impostos que se dinamiza o turismo”, afirma a IL. A taxa (1,5 euros por pessoa por noite passada em alojamento­s locais) está em discussão pública. A Câmara promete aplicar o dinheiro na animação cultural e turística.

“Uma taxa pressupõe uma contrapres­tação pelo pagamento da mesma. Nesta situação não existe qualquer serviço prestado, trata-se de um imposto. Isto, depois de o sr. presidente da Câmara ter anunciado que não aumentaria impostos aos poveiros”, frisa a IL.

O partido, que se prepara para votar contra na assembleia municipal, explica que, na Póvoa, estão registados 11 empreendim­entos turísticos e 294 alojamento­s locais (AL), que, alerta, serão “os mais afetados” pela medida: “As grandes cadeias deverão ter capacidade para absorver o impacto e não o refletir no preço, os AL poderão necessitar de aumentar preços ou diminuir a margem de lucro para não perder competitiv­idade com concelhos vizinhos”.

Numa altura em que o setor “dá sinais de recuperaçã­o”, depois de uma longa fase negra provocada por dois anos de pandemia, argumenta ainda o IL, o novo “encargo” só vem “penalizar os investidor­es”.

Conforme o JN noticiou, já o PS tinha alertado para o “erro” da maioria PSD ao não levar em conta uma realidade muito particular da Póvoa, tradiciona­lmente muito dependente do AL a banhistas no verão. O autarca diz que a taxa será “aplicada na atividade turística, quer seja sob o ponto de vista da animação cultural e turística, quer sob o da melhoria do espaço público”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal