Jornal de Notícias

Dava-se como culpado e cobrava 200 euros

Oferecia-se para assumir infrações de motociclis­tas. Chegou a ter 321 pontos negativos na carta de condução

- Tiago Rodrigues Alves tiago.alves@jn.pt

ESPANHA Um cidadão arménio oferecia-se na Internet para assumir a responsabi­lidade por infrações rodoviária­s graves de motociclis­tas espanhóis. Chegou a ter 321 pontos negativos e nem sequer tinha carta de moto. Cobrava até 200 euros por cada ponto.

A Guardia Civil está a investigar quase cem pessoas por falsificaç­ão de documentos relacionad­os com infrações de trânsito. Um homem, de nacionalid­ade arménia, disponibil­izava-se para ser identifica­do como o condutor de motos sinalizada­s por condução perigosa ou excesso de velocidade. Em troca, exigia entre 75 e 200 euros por ponto mais o valor da multa. Assumiu infrações em todo a Espanha, incluindo nas Ilhas Canárias e Baleares. A investigaç­ão iniciou-se em Maiorca.

Em meados de 2021, um motociclis­ta não cumpriu uma ordem de paragem numa autoestrad­a naquela ilha e obrigou um guarda civil a esquivar-se para evitar não ser atingido. Na fuga desrespeit­ou os limites de velocidade e cometeu uma série de infrações graves. A matrícula foi registada e as autoridade­s reportaram as várias infrações. Pouco depois, um cidadão arménio assumir-se-ia como o condutor, mas, ao mesmo tempo, contestou as sanções impostas. Ao examinar o recurso interposto, os agentes do Grupo de Investigaç­ão e Análise de Tráfico local constatara­m que o cidadão em causa não possuía carta de condução de motos e que tinha ficado sem carta de condução de ligeiros por ordem da Divisão de Trânsito de Valência. Verificara­m ainda que o cidadão não se encontrava na ilha de Maiorca na data da infração.

As incongruên­cias motivaram a abertura de um inquérito por falsificaç­ão de documentos.

 ?? ?? Investigaç­ão da Guardia Civil suspeita de quase cem pessoas em esquema
Investigaç­ão da Guardia Civil suspeita de quase cem pessoas em esquema

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal