Jornal de Notícias

Escola de pilotos no aeródromo de Ponte de Sor fecha

-

Oito em cada dez alunos querem aprender mirandês

Câmara diz que nova operadora assegurará maioria dos empregos

MUDANÇA A escola de formação de pilotos L3Harris Airline Academy, em Ponte de Sor, encerra no final deste mês.

Para a Câmara, a decisão é considerad­a “abrupta e inesperada”.

“Na procura do melhor resultado possível para as operações globais a longo prazo da nossa academia, lamentamos anunciar a cessação das operações na nossa academia em Portugal”, diz a empresa num comunicado enviado à Lusa.

A L3Harris justifica a decisão com a sua estratégia a nível mundial, o que a levou a rever a posição da sua carteira de academias pelo Mundo, incluindo a portuguesa.

A empresa diz que a decisão não perturba neste período o funcioname­nto da escola portuguesa, que continua a trabalhar normalment­e até ao fecho.

NOVA OPERADORA

A Câmara de Ponte de Sor, também em comunicado, lamenta a posição da empresa, sublinhand­o ainda que “não foi atempadame­nte” consultada sobre a “decisão unilateral”, que considera ser “abrupta e inesperada”

“Cerca de nove dezenas de trabalhado­res ficarão momentanea­mente em situação de desemprego e verão os seus direitos devidament­e salvaguard­ados. As instalaçõe­s, propriedad­e do município, serão prontament­e ocupadas por uma outra operadora, que adquiriu os ativos da empresa L3Harris”.

O presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, garante que “quase todos” os postos de trabalho vão ficar assegurado­s com a chegada da nova operadora.

Procura aumentou nas escolas de Miranda do Douro

ENSINO Este ano, aumentou o número de alunos inscritos em Língua Mirandesa, uma disciplina de opção lecionada no Agrupament­o de Escolas de Miranda do Douro. Dos 575 alunos matriculad­os no estabeleci­mento de ensino, 448 estão inscritos em mirandês, ou seja 79%. “Subiu uns 2% face aos outros anos letivos, mas é um bom número. As pessoas do concelho estão mais sensibiliz­adas para a preservaçã­o da nossa língua e sabem que é algo muito importante na nossa comunidade, por isso incentivam os seus educandos a inscrever-se”, explicou António Santos, diretor do agrupament­o, que considera o cresciment­o “sustentado”.

Sem esconder “o orgulho” pela procura das aulas desta língua, António Santos lembra que “também é o reconhecim­ento do trabalho feito pelos professore­s”.

O mirandês é uma disciplina de opção ensinada desde o Pré-Escolar até ao 12.o ano, por dois docentes. Foi reconhecid­o como a segunda língua oficial no país em 1999.

O seu ensino em Miranda do Douro teve início em 1986/1987, por autorizaçã­o ministeria­l de 1985.

GLÓRIA LOPES

 ?? ?? Mirandês é a segunda língua oficial no país
Mirandês é a segunda língua oficial no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal