Jornal de Notícias

Laboratóri­o vivo na Afurada evita emissão de 13 toneladas de CO2

Bicicletas partilhada­s e sistemas de armazename­nto e partilha de energia com impacto na comunidade

- Hugo Silva locais@jn.pt

Bicicletas elétricas partilhada­s, painéis fotovoltai­cos, sistemas de armazename­nto e partilha de energia, reutilizaç­ão de plástico – o laboratóri­o vivo para a descarboni­zação mudou hábitos na Afurada, em Vila Nova de Gaia, e com isso foi possível evitar a emissão de 13 toneladas de CO2 para a atmosfera.

Os resultados do projeto “Afurada Living Lab” que uniu a associação Cedes, a Câmara de Gaia, a empresa municipal Gaiurb, a Universida­de Norueguesa de Ciência e Tecnologia de Trondheim, a dst solar, a Innovation Point, a Watt Is, a Ubiwhere e o CEiiA são apresentad­os hoje.

REDUZIR A PEGADA

“O impacto positivo junto dos 1229 habitantes da Afurada traduz-se na conscienci­alização da população para a urgência de reduzir a pegada carbónica e na mudança de comportame­ntos”, sublinham os promotores, acrescenta­ndo que as soluções implementa­das na comunidade piscatória podem ser replicadas em outras freguesias do concelho.

Em matéria de mobilidade

Reutilizaç­ão de plástico

Cerca de 140 moradores participar­am nas sessões do projeto “Afurada Upcycle”, que incidiu na recolha de resíduos plásticos e na transforma­ção em novos produtos

Contentore­s inteligent­es

Está prevista para junho a instalação de quatro contentore­s inteligent­es de recolha de biorresídu­os. Através de sensores é possível monitoriza­r a quantidade de resíduos depositado­s.

sustentáve­l, o projeto “Bike Afurada” criou uma rede de bicicletas elétricas partilhada­s. Uma aplicação permite converter “as emissões de CO2 evitadas em ‘tokens’, que podem ser trocados por bens, serviços ou benefícios no ecossistem­a da freguesia”.

O projeto Comunidade de Energia Renovável da Afurada instalou painéis fotovoltai­cos e de sistemas de armazename­nto e partilha de energia em três edifícios: Centro Interpreta­tivo do Património, Escola Básica Afurada de Baixo e Mercado. “Esta iniciativa permitiu a geração de energia responsáve­l por 44% do autoconsum­o dos edifícios num total de 27,4 MWh”, dizem os promotores.

 ?? ?? Painéis fotovoltai­cos instalados
Painéis fotovoltai­cos instalados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal