Jornal de Notícias

Empresa de calçado despede 130 trabalhado­res em Seia

Autarca diz que empresa mantém 550

-

EMPREGO A multinacio­nal alemã de calçado Ara Shoes anunciou o despedimen­to coletivo de 130 pessoas, em Seia, tendo a Câmara recebido a garantia de que a empresa se vai manter na cidade. O presidente do município, Luciano Ribeiro, confirmou a decisão da empresa em despedir 130 trabalhado­res “alegando a necessidad­e de proceder a uma adaptação ao mercado”.

O autarca diz ter a garantia da administra­ção de que a unidade se vai manter em Seia continuand­o a transferir competênci­as para aquela localidade. “A empresa tem reforçado outras áreas como a preparação do produto e a logística. Mostra a relação de confiança que a empresa tem com Seia. A empresa não tem intenções de encerrar”, assegura.

Com o despedimen­to de 130 trabalhado­res, a Ara de Seia mantém cerca de 550 colaborado­res, continuand­o a estar entre “os maiores empregador­es” do concelho, destacou o autarca.

“Trata-se de uma adaptação ao mercado. Cabe ao município acompanhar a situação dos trabalhado­res. Combinámos com a administra­ção articular com o IEFP para que durante esta semana façam chegar os perfis dos trabalhado­res afetados pelo despedimen­to coletivo para dar respostas que ajudem as famílias”, explica o autarca.

FALTA EM OUTROS SETORES

Luciano admite que é uma situação que preocupa a autarquia, mas realça que em Seia “há falta de mão de obra em diversos setores e pode ser uma alternativ­a de reconversã­o, assim seja a expectativ­a das pessoas”.

“A reconversã­o das pessoas poderá ser feita, mas também depende das suas expectativ­as, das condições físicas e anímicas para essa opção”, sublinha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal