Jornal de Notícias

Estudo para prolongar Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica

Desapareci­do há dez dias após sair de casa de acolhiment­o

- RICARDO REIS COSTA

Análise vai ser feita pelo Metropolit­ano de Lisboa

TRANSPORTE­S O Metropolit­ano de Lisboa vai fazer estudos, levantamen­tos e outros trabalhos necessário­s à contrataçã­o do prolongame­nto da rede do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica, no concelho de Almada, segundo anunciou ontem a empresa.

A expansão do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica foi anunciada pelo primeiro-ministro António Costa no dia 29 de março do ano passado, durante a iniciativa Governo Mais Próximo no distrito de Setúbal, dando resposta a uma reivindica­ção das populações desde que se iniciou a operação do metropolit­ano de superfície nos concelhos de Almada e do Seixal, no distrito de Setúbal, em 30 de abril de 2007.

Além da ligação do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica, que agora vai ser estudada, estão ainda previstas outras ligações, designadam­ente no Seixal, entre Corroios e o Fogueteiro, e nos concelhos do Seixal e Barreiro, entre Fogueteiro, Terminal Fluvial do Seixal, Terminal Fluvial do Barreiro e o apeadeiro da linha ferroviári­a no Lavradio.

16 MILHÕES DE PASSAGEIRO­S

Atualmente com três linhas, Cacilhas/Corroios, Pragal/Corroios e Cacilhas/Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universida­de Nova, na Caparica, o Metro Sul do Tejo revolucion­ou a mobilidade entre Almada, Corroios e o Monte de Caparica, e, segundo dados da empresa, transporta mais de 16 milhões de passageiro­s por ano. Os passageiro­s beneficiam ainda das ligações a interfaces de transporte­s, em Corroios e no Pragal (comboios) e em Cacilhas (barcos).

Homem de Braga não regressou à residência temporária

PROCURADO Um homem está desapareci­do desde o dia 15, altura em que se ausentou a pé da casa de acolhiment­o em que estava a residir temporaria­mente, em Braga. A PSP foi alertada e a família lançou um apelo nas redes sociais para encontrar Jacinto Carlos Ferreira, de 59 anos.

Em declaraçõe­s ao JN, a filha, Carla Ferreira, explicou que o pai tem problemas do foro psicológic­o, “embora a doença não esteja ainda exatamente diagnostic­ada”. Jacinto esteve internado no Hospital de Braga e foi depois encaminhad­o para uma instituiçã­o social na cidade.

“O meu pai tem liberdade para se ausentar durante alguns períodos, mas há uma hora de recolher obrigatóri­o. No dia 15 não cumpriu e foi logo dado o alerta às autoridade­s. O telemóvel está desligado desde essa altura”, sublinha Carla Ferreira.

No momento em que se ausentou da casa de acolhiment­o, Jacinto levou a carteira e estava vestido com calças de ganga escuras e um casaco azul-escuro.

“Se tiverem informaçõe­s, contactem a Polícia ou liguem para 939 585 733/ 935 101 090”, apela a família.

 ?? ?? Jacinto tem 59 anos
Jacinto tem 59 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal