Jornal de Notícias

EFEMÉRIDES

-

1887 É assinado o Protocolo de Lisboa, que estabelece os termos do Tratado de Amizade e Comércio com a China, de 1 de dezembro de 1887, sobre o direito de ocupação e governo de Macau por Portugal.

1918 Acordo de Doullens entre a França e Inglaterra para um comando único aliado na Frente Oeste durante a I Guerra Mundial.

1927 É criada a Polícia de Informaçõe­s do Porto. As Polícias de Informaçõe­s de Lisboa e Porto irão dar origem à PVDE/PIDE.

1975 Posse do IV Governo Provisório português, chefiado por Vasco Gonçalves.

1977 Entra em funcioname­nto a barragem de Cahora Bassa, em Moçambique.

1979 São assinados os acordos de Camp David, nos Estados Unidos, entre o Egito e Israel.

1987 Assinatura dos termos do acordo sobre a transferên­cia da soberania de Macau, pelos chefes das delegações de negociação, o vice-ministro chinês Zhou Nan e o embaixador português Rui Medina.

1991 Celebração do Tratado de Assunção, na origem do Mercado Comum dos países do Sul – MERCOSUL, composto pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. 1995 Entra em vigor o Acordo de Schengen, que permite progressiv­amente aos europeus viajarem no espaço europeu sem controlo de fronteiras.

2000

Vladimir Putin, 47 anos, ganha, à primeira volta, as eleições presidenci­ais russas, com maioria absoluta.

2001 Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia passam a integrar o espaço Schengen de livre circulação de pessoas.

2003

A proposta de Código do Trabalho é aprovada na especialid­ade na Assembleia da República.

2005 Entra em vigor o novo Código da Estrada, com regras mais severas e multas mais pesadas.

2008 As alterações à Lei dos Partidos, que põem fim à obrigação de os partidos fazerem prova de cinco mil militantes, é aprovada por unanimidad­e na Assembleia da República

2020 Covid-19: o Governo aprova a suspensão até setembro do pagamento de créditos à habitação e de créditos de empresas, para famílias e empresas com quebra de rendimento­s.

2022 Em Varsóvia, o presidente norte-americano, Joe Biden, chama “carniceiro” a Vladimir Putin e diz que líder russo “não pode permanecer no poder”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal