Jornal de Notícias

Filha de William pode não ser princesa de Gales

Especialis­tas preveem que perderá direito ao título quando o pai for monarca. George passará a ser o herdeiro direto ao trono britânico

- Sara Oliveira pessoas@jn.pt

REALEZA Há apenas ano e meio no trono, o rei Carlos III luta contra um cancro, levando a falar-se na possibilid­ade de abdicar a favor do príncipe William, o filho mais velho. A acontecer, cumpre-se a linha de sucessão e haverá mudanças nomeadamen­te para Charlotte, a herdeira dos príncipes de Gales, como apontam especialis­tas.

Aos oito anos, a filha do meio de Kate e William há muito que atrai atenções pela imagem carismátic­a e bem-disposta que exibe em atos oficiais, mas agora são outros os motivos que a destacam. No caso, a incerteza quanto ao papel que terá quando o pai assumir o reinado.

Nessa altura, George, o irmão mais velho, de 10 anos, subirá a herdeiro imediato ao trono britânico, tendo de aguardar que William, como monarca, lhe ofereça o título de príncipe de Gales. Enquanto filha mais velha do rei, Charlotte será princesa real se tal lhe for formalment­e concedido, o que só poderá acontecer quando a princesa Ana, a tia-avó, não for viva.

O “The Mirror” nota que acarreta “muitas responsabi­lidades e regras rígidas”, inclusive no que respeita a namoros. Aliás, “sob a antiga lei, qualquer um que dormisse com a princesa real antes de se casar com ela era considerad­o culpado de traição, que já foi com execução”, frisou o jornalista de assuntos reais Duncan Larcombe à revista “Town and Country”.

FORTUNA

Considerad­a a criança mais rica do Mundo, segundo o estudo Electric Ride on Cars, com património estimado em 3,6 mil milhões de libras (cerca de 4,2 mil milhões de euros), Charlotte tem o futuro em aberto. O especialis­ta real do “Daily Mail”, Richard Eden adianta que “os príncipes de Gales querem que Charlotte cresça com a perspetiva de ter um emprego, e não ser um membro da realeza a tempo inteiro”, o que vai ao encontro da “visão do avô de uma monarquia mais reduzida”.

Apesar das incógnitas, no livro “Our king Charles III: the man and the monarch” (“Nosso rei Charles III: o homem e o monarca”), o jornalista Robert Jobson diz que a agora denominada “princesa Charlotte de Gales” tornar-se-á duquesa de Edimburgo por ordem de Carlos III. “Sensível ao facto de que o futuro do príncipe George já está traçado, Carlos teve o cuidado de reservar um dos maiores títulos para a princesa Charlotte”, sublinha a obra. Mas só depois do príncipe Eduardo morrer, pois é ele que detém o privilégio.

No quarto lugar da linha de sucessão, o irmão mais novo, Louis, de cinco anos, poderá ser duque de Iorque, mas também quando o tio-avô, o príncipe André, morrer.

 ?? ?? Charlotte com o pai e os irmãos George e Louis
Charlotte com o pai e os irmãos George e Louis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal