Jornal de Notícias

Costa sai satisfeito e com “missão cumprida”

Excedente fica para o novo Governo decidir onde investir

- Abílio T. Ribeiro POR abilio.ribeiro@jn.pt

António Costa salientou ontem que vai deixar funções com o sentido de “missão cumprida”, congratula­ndo-se com o excedente orçamental de 1,2% alcançado em 2023 e que vai deixar ao próximo Governo com “liberdade de escolha”. À tarde, reuniu-se com o primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro.

No Palácio de São Bento, para fazer o balanço de oito anos de governação, António Costa começou por lembrar as “múltiplas crises” às quais o Executivo procurou responder e destacou o cresciment­o económico que contribuiu para o aumento de salários e das pensões. Aos jornalista­s, vincou que quando tomou posse, em 2015, a preocupaçã­o das pessoas era “como é que se arranjava dinheiro para pagar o que era necessário pagar”. “Nós temos agora este saldo orçamental positivo, já tendo reposto integralme­nte os vencimento­s e as pensões cortadas”, destacou.

LIBERDADE DE ESCOLHA

Costa admitiu que gostaria de ter iniciado funções nestas condições. “O que sinto que é a minha missão é ter deixado o Estado em condições de quer governos quer oposições poderem ter mais liberdade de escolha”, realçou. Ainda sobre o excedente, o primeiro-ministro cessante salientou que não foi devido à despesa. “Onde é que está a chave do saldo positivo do ano passado? Está no enorme cresciment­o das receitas da Segurança Social. É o saldo de 5670 milhões da Segurança Social que cobriu o défice de 2322 milhões do Estado, das regiões e das autarquias locais”, salientou, explicando que esse saldo positivo resultou do facto de existirem “mais empregos” e salários mais altos.

Ao futuro Governo deixou ainda um aviso. É necessário “diferencia­r o que são despesas extraordin­árias e irrepetíve­is”, como “construir um aeroporto ou fazer um linha de TGV, de despesas permanente­s, “como aumentar pensões ou salários”, disse. Interrogad­o pela marca que deixa, disse que “cada um ficará com o ‘souvenir’” que quiser da sua governação.

 ?? ?? António Costa recebeu ontem Luís Montenegro em São Bento
António Costa recebeu ontem Luís Montenegro em São Bento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal