Jornal de Notícias

Porto com novas ligações diretas para a Europa e Estados Unidos

Aeroporto Francisco Sá Carneiro também terá voos sem escala para o Canadá. Recorde de receitas à vista

- Miguel Amorim mamorim@jn.pt

AVIAÇÃO São 10 as novas ligações diretas, por via aérea, do Porto para a América do Norte e a Europa. Marrocos, em África, também é novidade. A estas há a acrescenta­r o aumento das frequência­s para Frankfurt (Alemanha), Viena (Áustria) e Istambul (Turquia).

Este acréscimo deverá contribuir para a esperada subida das receitas hoteleiras na região servida pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro e, assim, quebrar um novo recorde. Essa é a expectativ­a de Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte: “Acredito que se possa passar confortave­lmente a barreira dos mil milhões de euros”.

Em 2023, os proveitos situaram-se nos 950 milhões de euros e aquele responsáve­l prevê que o resultado final de 2024 fique entre os mil milhões e os 1300 milhões. Também Pedro Castro, da SkyExpert, empresa de consultori­a em aviação, antecipa “maiores receitas” (ler texto ao lado).

O ano passado já foi de recordes. Com 106 rotas e 30 companhias em atividade no “Francisco Sá Carneiro”, chegou-se a um número nunca antes registado: 15 milhões de passageiro­s.

Este patamar coincidiu com uma distinção, com o aeroporto portuense a ser premiado como o melhor da Europa na sua categoria, pela qualidade de serviço. O ranking e a eleição estiveram a cargo da ACI, Airport Council Internatio­nal.

14 VOOS PARA ISTAMBUL

Março vai dar início ao incremento da operação de verão – para o setor da avição, a estação começa agora e prolonga-se até outubro. Ao longo deste período, as novidades irão surgindo.

Já no próximo mês, a Ryanair terá quatro estreias: Belfast (Irlanda do Norte), Pisa (Itália), Ibiza (Espanha) e Tânger (Marrocos). Para maio, a United Airlines anunciou um segundo voo diário para Nova Iorque e Newark, nos EUA.

Também a SATA passará a ter voos sem escalas para a América do Norte, designadam­ente para Boston, Nova Iorque e Toronto. Tudo isto a partir de junho.

Igualmente neste mês, a easyJet começará a fazer a ponte aérea entre o Porto e Menorca (Espanha).

Em julho, os britânicos da Jet2 estreiam os voos para Manchester, em Inglaterra. Para 2025, está previsto que a companhia acrescente outros dois destinos: Birmingham e Newcastle.

A esta lista há a somar Belgrado, que passa a entrar na lista das opções. A Air Serbia assegura a ligação.

Para o primeiro semestre há ainda a assinalar o reforço das frequência­s para a Alemanha (Lufthansa), Áustria (Austrian) e Turquia (Turkish). No caso de Istambul, serão 14 os voos por semana.

O Turismo do Porto e Norte prevê que o número de hóspedes na região passe de 6,9 de milhões (cifra em 2023) para 8 milhões e que as dormidas de 13,3 milhões cheguem a 16 milhões.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal