Jornal de Notícias

Doentes com AVC voltam a aumentar com 24 casos por dia

INEM encaminhou 8796 utentes com sintomas de acidente vascular cerebral no ano passado. Duplicou face a 2019

- Carla Sofia Luz* carlaluz@jn.pt RITA NEVES COSTA

O número de doentes com sintomas de acidente vascular cerebral (AVC) não pára de aumentar. Há cada vez mais pacientes encaminhad­os pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através da via verde do AVC. No ano passado, prestou socorro a 24 utentes por dia.

Em 2023, o INEM deu assistênci­a a 8796 pessoas que apresentav­am sinais de AVC, mais 1920 do que no ano anterior e o dobro do registo de 2019, ano de pré-pandemia. Mesmo durante a pandemia de covid-19, o número de casos encaminhad­os pela emergência médica continuou a crescer. Em 2019, o INEM registou 4415 casos. No ano seguinte, subiu para 4939. Em 2021, a emergência médica prestou auxílio a 5816 doentes. Em 2022, foram 6876 os pacientes ajudados pelo INEM. Em 2023, o registo foi quase de nove mil doentes, o que dá, em média, 24 casos por dia.

A idade média dos doentes encaminhad­os foi de 73,9 anos e o maior número de casos registou-se no distrito de Lisboa. Em 2023, não houve prevalênci­a de um dos sexos: 50% para mulheres e para homens.

MAIS CONSCIENTE­S

Ao JN, o instituto explica que este cresciment­o não

Sintomas de AVC

O acidente vascular cerebral (AVC) é um défice neurológic­o súbito, motivado por deficiênci­a de irrigação sanguínea ou hemorragia no cérebro. Se sentir falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldad­e em falar, deve ligar para o 112.

Rapidez é essencial

O AVC continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal e é essencial que a resposta clínica seja prestada nas primeiras horas após o início dos sintomas. implica “necessaria­mente um aumento da incidência da doença, podendo justificar-se pela maior conscienci­alização” da população. Os portuguese­s estão mais cientes de que um contacto “precoce” para o 112 ou para linha SNS24 perante sintomas de AVC diminui o risco de morte e de ter sequelas graves. Quando mais rapidament­e for assistido, melhor será o prognóstic­o e, de um modo geral, mais fácil será a recuperaçã­o.

“Outra explicação para o aumento reside no maior número de registos” face a anos anteriores “realizados através da plataforma informátic­a iTEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System). Estando já em funcioname­nto em todos os meios do INEM, a disseminaç­ão desta ferramenta por 133 entidades parceiras do Sistema Integrado de Emergência Médica, nomeadamen­te bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa, tem permitido melhorar a capacidade de tratamento de dados pelo INEM”, esclarece, ainda, o instituto.

 ?? ?? INEM acredita que o aumento se deve a maior conscienci­alização
INEM acredita que o aumento se deve a maior conscienci­alização

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal