Jornal de Notícias

Mais de 100 mil já pediram propinas

Prazo termina em 31 de maio. Emigrantes com dificuldad­es

-

APOIO Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina a 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldad­es para submeter o pedido.

O prémio salarial de valorizaçã­o das qualificaç­ões, que correspond­e, no fundo, à devolução das propinas, é uma medida prevista no Orçamento do Estado para 2024 e destina-se a jovens até 35 anos que residam e trabalhem em Portugal. O formulário do pedido ficou disponível a 29 de fevereiro e, de acordo com os dados atualizado­s ontem, pelas 12.17 horas, no portal ePortugal, 100 791 jovens já o submeteram.

O prémio correspond­e ao pagamento anual de 697 euros para uma licenciatu­ra e de 1 500 euros para um mestrado, durante o período equivalent­e à duração do curso. Por exemplo, no caso de uma licenciatu­ra de três anos, receberá três prémios anuais de 697 euros.

ENTRAVES NOS EMIGRANTES

Têm direito os jovens trabalhado­res residentes em Portugal, até 35 anos, e que tenham concluído a licenciatu­ra ou mestrado em instituiçõ­es de ensino superior públicas, privadas, nacionais ou estrangeir­as, em 2023 ou antes, desde que há menos tempo do que o número de anos de duração do curso.

Contudo, à Lusa chegaram relatos de casos de jovens estrangeir­os que têm tido dificuldad­e em submeter o pedido, uma vez que a autenticaç­ão no portal deve ser feita através do cartão de cidadão ou de chave móvel digital, que os estrangeir­os podem ativar com os dados do passaporte, título de residência ou número de identifica­ção fiscal. Na hora de submeterem o formulário, o sistema “dá erro”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal