Jornal de Notícias

Rio Tinto vai ganhar centro geriátrico

Centro Social de Soutelo cumpre sonho com duas décadas

- BEATRIZ TAVARES

GONDOMAR O Centro Geriátrico que vai nascer junto ao Centro Social de Soutelo, em Rio Tinto, a maior freguesia do concelho de Gondomar, vai ter capacidade para apoiar até 150 utentes. A obra será financiada pelo Plano de Recuperaçã­o e Resiliênci­a e pela Câmara. O investimen­to é de dois milhões de euros. Mas ainda é preciso encontrar mais fontes de financiame­nto.

O processo de construção do novo edifício da instituiçã­o foi apresentad­o ontem. O espaço dará resposta de centro de dia e de convívio a mais cerca de 150 idosos. Será prestado apoio domiciliár­io a 86 destas pessoas.

Atualmente, com espaços em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto, o Centro Social de Soutelo ajuda quase 200 idosos. Tem também creche, pré-escolar e ocupação de tempos livres.

“Sou muito bem tratada pelos técnicos. Se pudesse, ficava aqui a dormir também”, salienta Henriquina Pereira, de 90 anos.

“SEGUNDA FAMÍLIA”

António Correia, de 71 anos, e Maria Manuela, de 85, partilham a expressão com a qual descrevem o Centro Social de Soutelo: “É uma segunda família”. “Só é pena não vir cá ao fim de semana também”, afirma António. “Faz parte da continuida­de deste sonho conseguir o alargament­o da resposta de centro de dia para todos os dias do ano, porque notamos que é essa a necessidad­e das pessoas que nos procuram”, referiu a presidente do Centro Social, Sandra Felgueiras.

O Centro Geriátrico é uma ambição com pelo menos duas décadas. Marco Martins, presidente da Câmara, salvaguard­ou que o Centro Social pode contar com “investimen­to de, pelo menos, seis dígitos”, da autarquia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal