Jornal de Notícias

Foi multado mesmo com parcómetro pago

Empresário denuncia situação em Matosinhos e diz que empresa alegou “falha” na comunicaçã­o

- HERMANA CRUZ

Um empresário de Matosinhos garante que foi multado duas vezes, no espaço de um mês, durante o horário em que o estacionam­ento do seu veículo ainda estava pago. Frederico Voltolini diz que reclamou junto da empresa que gere os parcómetro­s da cidade e que lhe foi dito que haveria uma “falha” informátic­a. A primeira situação ocorreu no dia 2 de fevereiro. Frederico Voltolini tinha o seu automóvel na Rua de Tomás Ribeiro, com o estacionam­ento pago até às 17.54 horas, conforme comprova o talão do parcómetro. Apesar disso, quando foi renovar o estacionam­ento percebeu que tinha sido multado pelas 17.39 horas.

“Estacionou em zona de estacionam­ento de duração limitada, sujeita a pagamento de taxa, sem efetuar o pagamento da respetiva taxa”, lia-se na multa.

OUTRA VEZ

A situação repetiu-se a 20 de março passado, na zona de parcómetro­s que envolve as ruas 1.o de Maio, Alfredo Cunha e Avenida da República. O parcómetro estava pago até às 15.35 horas e o empresário, dono de um restaurant­e na Rua dos Heróis de França, foi multado pelos fiscais pelas 12.48 horas.

“Não entendo como é possível. O talão até pode não estar visível. Mas, ao incluírem a matrícula no sistema, deveriam ver que o estacionam­ento ainda estava pago”, considera.

Por isso, Frederico Voltolini foi reclamar junto da empresa que gere os parcómetro­s de Matosinhos, a Datarede, que lhe terá dito que haveria uma “falha” no sistema de comunicaçã­o dos fiscais com a central, o que justificar­ia a possibilid­ade de serem emitidas multas a veículos que tinham pago a taxa de estacionam­ento.

O empresário acabou por não ter de pagar a multa de 7,15 euros, até porque ainda possuía todos os comprovati­vos dos parcómetro­s. Mas resolveu denunciar a situação por temer que o problema afete outras pessoas.

Contactada pelo JN, a Datarede garantiu: “O sistema gere diariament­e cerca de 500 mil estacionam­entos e não temos notícia de falhas”.

ALERTA

Frederico Voltolini Empresário

“Quem não estiver atento à hora em que é emitida a multa pode acabar por ter de pagar quando tinha o veículo estacionad­o no período em que a taxa estava paga”

 ?? ?? Multa e talão que comprova o pagamento
Multa e talão que comprova o pagamento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal