Jornal de Notícias

Igreja de Rates finalmente vai ter obras

Câmara já tem luz verde e promete intervençã­o para “muito em breve” no monumento nacional

- Ana Trocado Marques locais@jn.pt

A Câmara da Póvoa de Varzim já tem “luz verde” para avançar com as obras na Igreja de S. Pedro de Rates. O vice-presidente, Luís Diamantino, garante que os trabalhos começam “muito em breve”. Na primeira fase, serão substituíd­os a cobertura e os vitrais partidos, de forma a impedir a entrada da chuva. Há já uma segunda fase prevista, com obras de fundo no monumento nacional com 900 anos de história.

“Foi aprovado o protocolo que, finalmente, a Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN) mandou para a câmara, após muita insistênci­a nossa. Vamos arrancar logo que possível com a Estamo, a empresa pública responsáve­l pela manutenção dos monumentos nacionais”, afirmou o também vereador da Cultura, explicando que, como aconteceu com o Aqueduto de Santa Clara, a autarquia será dona da obra, acelerando-se, assim, a intervençã­o.

PROJETOS DO MUNICÍPIO

Os projetos serão feitos pela câmara, mas com o acompanham­ento técnico da DRCN. A obra será financiada pelo Fundo de Emergência do Património Cultural.

Nesta primeira fase, continuou a explicar Luís Diamantino,

deverão ser gastos “50 a 100 mil euros”. Entretanto, há que perceber exatamente quais são as patologias para que a segunda fase da empreitada possa avançar. Nessa altura, serão feitas obras mais profundas no interior e no exterior.

“É uma joia da arquitetur­a e é a única construção cluniacens­e que existe no país. Recordo que a rede de monumentos da Ordem de Cluny [ordem religiosa francesa, com origem em Borgonha] está a candidatar-se a Património da Humanidade”, salientou.

 ?? ?? Igreja de S. Pedro de Rates está em más condições
Igreja de S. Pedro de Rates está em más condições

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal