Jornal de Notícias

Festival de Ílhavo ensina a apanhar bivalves na ria de Aveiro

Certame gastronómi­co entra nas águas onde são capturados 80% dos cricos capturados em Portugal

-

O festival gastronómi­co “Vamos aos Cricos!” vai ensinar este ano a apanhar bivalves na ria de Aveiro, uma atividade artesanal que é o sustento para muitas famílias no concelho de Ílhavo. Organizada pela Câmara de Ílhavo com o apoio da APARA – Associação de Pesca Artesanal da Ria de Aveiro, o festival regressa aos restaurant­es, petisqueir­as e cafés do município de 29 de março a 1 de maio, prosseguin­do a aposta da autarquia na promoção dos produtos da ria e da economia local.

Para além das propostas gastronómi­cas, a iniciativa inclui este ano a atividade “Vamos aos cricos com quem sabe!”, no dia 6 de abril, às 9 horas.

Em pleno Canal de Mira, um dos mariscador­es da ria de Aveiro, e associado da APARA, irá descrever as espécies de bivalves da ria, explicar como e quando se apanham, quais os tamanhos mínimos e falar sobre este modo de vida tão tradiciona­l da ria de Aveiro e as suas gentes, refere uma nota camarária. A iniciativa, destinada a maiores de 12 anos, tem inscrição gratuita, bastando enviar um email para turismo@cm-ilhavo.pt.

Segundo a Câmara de Ílhavo,

é nas águas salgadas da ria de Aveiro que está “o habitat perfeito para os bivalves, de qualidade ímpar”. Destas águas, chegam à mesa o crico (ou berbigão), o mexilhão, a navalha (longueirão ou lingueirão), a amêijoa, o choco e a ostra.

“Em 2022, os cricos da ria de Aveiro representa­ram mais de 80% da quantidade total capturada em Portugal. Nesse mesmo ano, o choco da ria represento­u 37% do total nacional, o mexilhão, 27%, e a amêijoa, 24%”, refere a mesma nota.

VALE OITO MILHÕES

Atualmente, existe um milhar de mariscador­es licenciado­s na ria, sendo que a captura de bivalves e a pesca do choco da ria representa­ram mais de oito milhões de euros para a economia da ria de Aveiro em 2022, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatístic­a para a lota de Aveiro.

O festival “Vamos aos Cricos!” tem como objetivos a promoção da gastronomi­a local e o consumo destes produtos no município, em especial nos restaurant­es, cafés e petisqueir­as, que incluem no menu um conjunto de pratos ou petiscos com estes produtos como ingredient­e principal.

 ?? ?? Existem mil mariscador­es licenciado­s na ria
Existem mil mariscador­es licenciado­s na ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal