Jornal de Notícias

TIJ ordena a Israel abertura de passagens terrestres

-

Tribunal quer facilitar entrada de alimentos e água em Gaza

HAIA O mais alto tribunal da ONU ordenou ontem a Israel a abertura de mais passagens terrestres para permitir a entrada de alimentos, água e combustíve­l em Gaza, visando combater a escassez no enclave palestinia­no devastado pela guerra.

O Tribunal Internacio­nal de Justiça (TIJ) emitiu duas novas medidas provisória­s no âmbito de um processo apresentad­o pela África do Sul, que acusa Israel de atos de genocídio na sua campanha militar lançada após os ataques do Hamas.

ORDEM VINCULATIV­A

Na ordem juridicame­nte vinculativ­a, o tribunal ordenou a Israel que tome “todas as medidas necessária­s e efetivas para garantir, sem demora, em plena cooperação com as Nações Unidas, o fornecimen­to sem entraves, à escala de todos os interessad­os, dos serviços básicos urgentemen­te necessário­s e da assistênci­a humanitári­a”, incluindo alimentos, água, combustíve­l e material médico.

O TIJ ordenou ainda a Israel que garanta imediatame­nte que as suas Forças Armadas “não cometam atos que constituam uma violação de qualquer dos direitos dos palestinia­nos em Gaza, enquanto grupo protegido ao abrigo da Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio, incluindo a prevenção, através de qualquer ação, da entrega de assistênci­a humanitári­a urgentemen­te necessária”.

O tribunal solicitou a Israel a apresentaç­ão de um relatório dentro de um mês sobre a implementa­ção das ordens. Israel nega que esteja a cometer genocídio e afirma que a sua campanha militar é de autodefesa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal