Jornal de Notícias

Festival Walk & Dance celebra a Páscoa ao ritmo da dança

Certame de Freamunde já arrancou e vai até sábado, dia em que atua Bonga. No meio há emergentes a descobrir

- Maria Vieira cultura@jn.pt

MÚSICA Do centro de Freamunde, pertencent­e a Paços de Ferreira, floresce um festival que este ano celebra a antecipaçã­o pelo fim de semana da Páscoa a ocupar cinco espaços da cidade. Durante três dias, desde ontem, o Walk & Dance incentiva o público a explorar Freamunde ao ritmo de um cartaz repleto de diferentes géneros musicais.

O primeiro dia começou após o jantar, às 21.45 horas, no Palco Redbox Studios, com abertura da banda Azonga. Como o festival, “que é feito por pessoas de Freamunde”, a banda é composta por membros que “nasceram em Freamunde”, partilha ao JN Catarina Gomes de Sousa, da organizaçã­o do evento.

Preferindo dar palco à música portuguesa emergente, o Walk & Dance quer “dar a conhecer novas bandas, novos géneros musicais com que, de outra forma, o público não teria contacto”.

Sem esquecer a importânci­a

de incluir ritmos reconhecid­os e até internacio­nais, para apelar a um público mais abrangente e, claro, chamar a atenção de público desconheci­do a Freamunde. “Claro que temos de fazer o balanço com nomes sonantes, para atrair mais pessoas”, diz a responsáve­l.

A verdade é que tem resultado. A momentos do festival iniciar, ontem à noite, Catarina Gomes de Sousa avançou ao JN como os bilhetes gerais, a 30 euros, estavam já esgotados, haven

do apenas 20 bilhetes diários disponívei­s, para cada dia, a 18 euros.

Para o segundo dia, hoje, a festa começa mais cedo, às 18 horas, na Casa das Sebastiana­s, para um concerto de Mr Bubble repleto de um som progressis­ta de música eletrónica, com muitos improvisos improvávei­s à mistura. Como este espaço, todos os palcos interiores estarão limitados à lotação disponível.

MADRUGADA FORA

Destacam-se ainda, à noite, Os Overdoses e o duo indie-pop Best Youth, ambos no Palco Ibérium Cafés. A festa só acaba após o espetáculo de rock dos The Ema Thomas, às 2.30 horas, no palco interior da Óptica Pacense.

Sábado abre com os New Party Makers e fecha, às 2 horas, com Matko Destrokano­v, amante de música de pista vindo de Barcelos. Pelo meio viaja-se, entre outras paragens, até à sonoridade angolana com Bonga no Palco Ibérium Cafés – o histórico cantor festeja 50 anos de carreira

 ?? ?? Bonga: lendário cantor angolano está a festejar 50 anos de carreira
Bonga: lendário cantor angolano está a festejar 50 anos de carreira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal