Jornal de Notícias

Rainha entrega moedas especiais em nome de Carlos

Presidiu a tradição religiosa na Páscoa na Catedral de Worcester e entregou 150 bolsas a homens e mulheres reconhecid­os por atos . Texto do rei, ouvido na homilia, fala do cuidar dos outros

- Margarida Fonseca margaridaf@jn.pt

Chegou sozinha, foi saudada pelas autoridade­s e sentou-se no lugar de honra na Catedral de Worcester, recebendo flores. Camilla, rainha consorte, levou, ontem, moedas especiais a 150 pessoas (75 mulheres e 75 homens) que se distinguir­am na comunidade pelo trabalho em prol dos outros. Levou “dinheiro Maundy” (moedas de prata) em nome do rei e fez história como representa­nte da Casa Real britânica.

Elegante, com um vestido branco, chapéu castanho a combinar com as botas de alto, Camilla escutou, serena, a voz do marido, Carlos III, numa gravação ouvida na homilia e onde o monarca, a fazer tratamento­s a um cancro diagnostic­ado em janeiro, falou de cuidar dos outros. Disse mais: homenageou os que “estendem a mão da amizade, especialme­nte num momento de necessidad­e”.

O tema tem tudo a ver com aquela tradição de quinta-feira santa – a partilha –, mas houve quem entendesse que o rei também quis agradecer o apoio que tem sido recebido, tal como a nora Kate Middleton, também com cancro e a fazer quimiotera­pia preventiva.

O ato religioso de ontem é

uma referência ao momento em que Jesus lava os pés dos apóstolos, na Última Ceia. O “Roal Mundo Day”, designação formal da tradição, que se realiza desde o século XIII depois de Cristo, é uma prática religiosa da família real, que consiste na distribuiç­ão de sacos brancos com moedas de prata, uma ação simbólica de agradecime­nto a contribuiç­ões dadas a igrejas ou comunidade­s.

Segundo o canal televisivo BBC, Carlos III não quis ficar completame­nte de fora do evento dedicado a “maravilhos­os exemplos de bondade”, tendo gravado uma mensagem para quem assistiu ao ato em meados deste mês. A configuraç­ão da catedral não permitiu que fosse uma gravação em vídeo. ”Devemos servir e cuidar uns dos outros”, referiu, repetindo que a Coroação prometeu “servir e não ser servida”.

ATOS OFICIAIS

Camilla volta a fazer parte da tradição da Páscoa depois de amanhã, na missa no castelo de S. Jorge, em Windsor, mas nesse dia o marido estará com ela tal como foi anunciado pela Casa Real.

Desde que o rei ficou doente, a rainha tem-se desdobrado em inúmeros atos oficiais, tendo já passado uns dias de férias.

Anteontem, Camilla esteve no mercado de agricultor­es em Shrewsbury. Diz o jornal “Daily Mail” que a rainha cumpriment­ou quem assistia à sua visita e afirmou que a princesa de Gales está ”emocionada com todos os gentis desejos e apoio”. Em troca, recebeu cartazes com mensagens carinhosas dirigidas à mulher de William das mãos de jovens e prometeu fazê-los chegar à destinatár­ia.

A rainha também falou do marido, garantindo que está a recuperar muito bem e que mostra alguma impaciênci­a por estar mais isolado.

 ?? ?? Jovens de Shrewsbury entregaram a Camilla, que esteve em ato oficial, cartazes com frases de apoio a Kate
Jovens de Shrewsbury entregaram a Camilla, que esteve em ato oficial, cartazes com frases de apoio a Kate
 ?? ?? Rainha recebeu flores durante a homilia onde a voz de Carlos foi ouvida pelos presentes
Rainha recebeu flores durante a homilia onde a voz de Carlos foi ouvida pelos presentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal