Jornal de Notícias

Recomendad­o aumento de salários de docentes

Conselho Nacional pede também mais autonomia das escolas

-

O Conselho Nacional de Educação (CNE) recomenda um aumento dos salários dos professore­s e mais autonomia às escolas para selecionar docentes como duas das formas de tornar a profissão mais atrativa e combater a falta de profission­ais.

Numa recomendaç­ão, publicada em “Diário da República”, o órgão consultivo faz um conjunto de recomendaç­ões para contrariar o fenómeno da falta de professore­s, que “é global e preocupant­e”: Só na Europa, o problema “atinge 35 sistemas europeus”. Portugal não é exceção e, segundo um estudo de 2021, era preciso contratar mais de 30 mil docentes até 2030 para garantir o normal funcioname­nto das escolas.

As recomendaç­ões são dirigidas a vários destinatár­ios, desde “o Governo, as associaçõe­s profission­ais, os centros de formação de associaçõe­s de escolas, os diretores escolares, as instituiçõ­es de formação, os formadores, os gestores da formação e os professore­s”.

MAIS ATRATIVA

É defendido que para tornar a profissão mais atrativa é preciso melhorar as condições e “promover a revisão dos índices remunerató­rios em início de carreira e as condições de progressão, a aproximaçã­o à área de residência e o apoio para deslocaçõe­s e alojamento”. “Revisitar o modelo de recrutamen­to e seleção de professore­s à luz de uma maior autonomia das escolas, num quadro de referência nacional, em função das especifici­dades e das necessidad­es de cada contexto” é outra recomendaç­ão.

As recomendaç­ões estão agrupadas em quatro eixos principais: valorizaçã­o da profissão; formação contínua; condições de exercício da profissão e profission­alismo docente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal