Jornal de Notícias

Um supermerca­do preparado para quem tem autismo

Em Leça do Balio, o Continente tem adaptadore­s de som, planta sensorial e sala de conforto

- MARIA M. BARRADAS E ALEXANDRA BARATA

No supermerca­do há muitos aspetos sensoriais que afetam as pessoas com perturbaçõ­es do autismo. O ambiente sonoro, os cheiros e as luzes condiciona­m aqueles que lidam com este transtorno neurológic­o. Um projeto com o intuito de promover um espaço inclusivo começou no Continente Modelo em Leça do Balio (Matosinhos), através de uma parceria entre a Sonae e a organizaçã­o Vencer o autismo. A ideia é estender a iniciativa ao resto do país.

Ontem celebrou-se o Dia Mundial da Conscienci­alização do Autismo, data em que o projeto foi apresentad­o pela primeira vez ao público. Em Leça do Balio são disponibil­izados auscultado­res que abafam o som, está exposta uma planta sensorial que indica os locais onde poderão estar mais suscetívei­s a cheiros intensos e a ruído, e foi construída uma sala para pessoas singulares, quando necessitar­em de um local para reduzir o stress.

Raquel Pereira foi a primeira a levar o seu filho, Ricardo, a experiment­ar este novo espaço. Com o companheir­o, Jorge Lancinha, levou a criança de três anos e meio a experiment­ar novas funcionali­dades. Apesar de não ter querido utilizar os adaptadore­s de som, Ricardo foi até à sala de conforto, onde se divertiu com os brinquedos. A sala foi eleita pela mãe como o aspeto favorito desta visita. “É bom saber que, se por algum motivo estiver a ser difícil, temos um espaço para onde o podemos trazer, sem termos de ir embora da loja.”

O objetivo é “normalizar uma coisa que já é habitual”, explicou Joe Santos, cofundador e diretor geral da Vencer o autismo. É uma doença que se conhece cada vez mais e isto significa “desmistifi­car uma realidade incompreen­dida”.

O projeto integra um plano desde 2021 que, diz Miguel Andrade, diretor de operações do Continente no Norte, tem a equidade, diversidad­e e igualdade como eixos estratégic­os.

 ?? ?? Ricardo, com a mãe Raquel, experiment­ou o espaço
Ricardo, com a mãe Raquel, experiment­ou o espaço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal