Jornal de Notícias

Cabras invadem cemitério e comem flores das campas

Populares chocados com falta de manutenção do espaço. Autarquia promete aplicar coimas

- Sofia Cristino sofia.cristino@ext.jn.pt

Um rebanho de cabras invadiu o cemitério municipal de Palhais, há duas semanas, no Barreiro, destruindo jarras de flores de várias campas e deixando a população em choque. Alguns moradores da zona dizem que “é comum” os animais andarem a circular “sem qualquer vigilância”. A Câmara do Barreiro informou o JN que “está em curso um processo de identifica­ção do dono do rebanho” e que pretende adotar medidas, como aplicação de coimas.

Quando chegou ao cemitério onde o pai está sepultado, Lúcia Pinto não queria acreditar no que via. “Fui lá no Dia do Pai, como vou sempre desde que ele faleceu, há 10 anos, e as cabras andavam em cima das campas a comer as flores e ervas e a deitarem as jarras ao chão. Ficámos chocados!”, conta.

O marido de Lúcia ainda andou à procura do dono das cabras, mas sem sucesso. “Nem proprietár­io dos animais, nem responsáve­l pelo cemitério, nem coveiro, enfim, não sabíamos a quem nos dirigir. Nunca vejo lá ninguém. Custa dinheiro manter as campas arranjadas”, critica, apelando por “mais manutenção” de um cemitério “antigo e abandonado”. “As cabras foram para ali também atraídas pelas ervas, que deveriam ser retiradas”, diz.

A moradora em Coina vai todos os meses ao cemitério e nunca tinha visto o rebanho, mas há quem já se tenha deparado com as cabras na zona. “É uma falta de responsabi­lidade de quem toma conta do cemitério e de quem deveria estar a tomar conta das cabras. As pessoas que têm lá familiares enterrados sentem que, além de falta de responsabi­lidade, é uma falta de respeito”, critica Carla Morgado, também residente.

INVESTIGAÇ­ÃO EM CURSO

A Câmara do Barreiro confirmou ao JN que “um rebanho de cabras entrou no cemitério, localizado na zona rural de Palhais, estando a dar seguimento a este caso”. “Está em curso um processo de identifica­ção do dono do rebanho, em estreita colaboraçã­o com a GNR. Posteriorm­ente, quando obtivermos essa informação, iremos notificar as famílias e dar-lhes conta do ponto de situação. Não obstante, nenhuma campa foi danificada devido a esta ocorrência”, garante a autarquia.

 ?? ?? Populares fotografar­am invasão insólita do cemitério
Populares fotografar­am invasão insólita do cemitério

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal