Jornal de Notícias

Procurador­ia apresenta queixa contra Trump

-

Alegado desrespeit­o ao tribunal na base da ação interposta

ESTADOS UNIDOS A Procurador­ia de Nova Iorque apresentou uma queixa contra o ex-presidente norte-americano Donald Trump por desrespeit­o ao tribunal, consideran­do que violou a ordem que o obrigava a abster-se de comentário­s sobre testemunha­s do caso que enfrenta por suborno.

A queixa afirma que Trump “violou intenciona­lmente a ordem do tribunal ao fazer várias publicaçõe­s nas redes sociais atacando duas testemunha­s: Michael Cohen [seu antigo advogado e assessor] e Stormy Daniels [antiga atriz porno que terá recebido um suborno para esconder um caso com o político republican­o]”.

“Estes ataques violam sem dúvida a ordem emitida em 1 de abril pelo tribunal”, indica o texto a que a cadeia televisiva CNN teve ontem acesso. Os procurador­es pediram que fosse aplicada ao arguido uma multa de mil dólares (cerca de 940 euros) por cada infração cometida.

INSULTOS NAS REDES

Trump destacou numa das publicaçõe­s que o seu ex-advogado Michael Cohen é um “criminoso em desgraça” e referiu-se ao juiz Juan Merchan e aos procurador­es como “bandidos”.

“É absolutame­nte crítico que o réu interrompa imediatame­nte qualquer conduta que viole as restrições restritas da ordem de 1 de abril para proteger a integridad­e do julgamento em curso. É necessário que o tribunal determine que cometeu desacato, imponha sanções e emita advertênci­as severas para atingir esse objetivo”, afirma a queixa. No segundo dia do julgamento contra o magnata, continuava ontem o processo de seleção do júri.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal