Jornal de Notícias

“Atualmente esta profissão é insustentá­vel”

Victor Soares Dirigente exige revisão da lei que crie sustentabi­lidade no setor

- Abílio T. Ribeiro abilio.ribeiro@jn.pt

A Associação Movimento Nacional TVDE nasceu há dois anos da necessidad­e de representa­r o setor e garantir a sua sustentabi­lidade. Victor Soares, 50 anos, de Lisboa, é atualmente o homem que lidera a associação, que já conta com mais de 300 associados. Para o seu mandato admite que a revisão da lei TVDE é a prioridade e a única maneira de garantir segurança e estabilida­de aos operadores e trabalhado­res destas plataforma­s eletrónica­s.

Em 2022, foi um dos fundadores da associação e recentemen­te assumiu a sua liderança. Além do cargo, Victor Soares é empresário e motorista numa plataforma TVDE, atividade que concilia com outra profissão porque a de “motorista e empresário de TVDE neste momento é insustentá­vel”, denuncia.

Ao JN, garante que a Associação Movimento Nacional TVDE teve um cresciment­o consideráv­el desde que foi criada. “É a única associação que tem este número de associados e é reconhecid­a a nível institucio­nal pelos partidos, instituiçõ­es, plataforma­s e até temos protocolos a nível internacio­nal assinados com França e a Lituânia”, explica. E acrescenta que o número de associados ainda podia ser maior, não fosse a falta de “necessidad­es económicas” de alguns trabalhado­res que também acabam por ser representa­dos pela entidade.

Face ao crescente número de condutores estrangeir­os nestas plataforma­s, Victor Soares admite que foi uma preocupaçã­o a integração de um “membro estrangeir­o” na sua direção como forma a dar representa­tividade às “dificuldad­es” destes cidadãos .

PREÇO MÍNIMO POR QUILÓMETRO

Cinco anos após a entrada da lei que regula o TVDE, o dirigente assume que o momento é “insustentá­vel” para estes motoristas. E critica o “tempo de trabalho que é necessário para os motoristas conseguire­m levar algum tipo de valores para as suas famílias”. Por isso, no dia em que as questões laborais foram debatidas no Parlamento, exigiu ao novo Governo uma revisão da lei que estabeleça um “preço mínimo percorrido por quilómetro e defina o tempo ocupado ao serviço da TVDE”.

 ?? ?? Dirigentes do movimento, com o presidente Victor Soares no centro da imagem
Dirigentes do movimento, com o presidente Victor Soares no centro da imagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal